As características da anorexia nervosa
Por Doctuo | 27/03/2013 | SaúdeA anorexia nervosa é uma perturbação dos hábitos alimentares e uma doença caracterizada pelo medo de engordar, perda de peso acentuada e ausência de menstruação (amenorreia).
Os pacientes apresentam uma visão distorcida do seu corpo considerando-se gordos quando possuem um peso normal ou quando estão muito magros.
É uma doença que afeta sobretudo adolescentes e mulheres jovens sendo quase inexistente nos rapazes e homens.
As pacientes são frequentemente pessoas que desejam exercer um controle exagerado do corpo através de dietas não acompanhadas. A tentativa de controlar o corpo surge como uma forma inconsciente de compensação de um sentimento generalizado de dependência, incapacidade, dificuldade de autonomia e mesmo de identidade. As tendências da moda também têm o seu papel ao ser apresentada como modelo máximo de beleza feminina a mulher "hiper" magra que uma adolescente encara como exemplo a seguir.
Alguns médicos consideram que a anorexia nervosa é um sintoma e não uma doença já que a verdadeira causa da anorexia seriam doenças como a depressão, as perturbações de personalidade ou a esquizofrenia.
O sintoma mais óbvio da anorexia nervosa é o emagrecimento extremo que provoca disfunções várias como por exemplo o desequilíbrio das hormonas sexuais. As alterações físicas e comportamentais permitem o diagnóstico.
O tratamento não é fácil porque é muitas vezes acompanhado de intransigência e resistência por parte da doente anoréxica. Contudo, o tratamento assenta num programa comportamental de reabilitação aos alimentos, psicoterapia individual intensiva e prolongada com a terapia familiar.
Também será necessário o uso de medicamentos de natureza sedativa e/ou antidepressiva com acompanhamento de um psiquiatra.
Após a recuperação do peso normal é geralmente necessário continuar com a psicoterapia durante meses ou anos a fim de se evitarem recaídas.
A anorexia nervosa é em muitos casos uma doença crônica em que se verificam recaídas frequentes.