As Bem-aventuranças

Por Isaac Sandrick da Silva Diniz | 26/04/2014 | Bíblia

As bem-aventuranças

 O termo "bem-aventurado" é mais do que um estado emocional feliz, ele é um bem estar espiritual, baseado na aprovação de Deus.

Os humildes de espírito

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" Mateus 5:3

Os humildes de espírito são aqueles que reconhecem suas necessidades espirituais e suas fraquezas e se colocam somente na dependência de Deus, não confiando em sua própria força, pois sabem que são fracos e que sem Jesus nada podem fazer.

Os que choram

"Bem-aventurado os que choram, porque serão consolados" Mateus 5:4

Os que choram, estão chorando por causa do pecado e do mal, especialmente os deles mesmos. São os que têm um espírito quebrantado por reconheceram o quanto seu pecado agride a Deus, que é Santo, Justo e Amoroso. Choram também em ver tanta maldade e pecado no mundo, por verem as pessoas rejeitarem a Deus e não dá a Ele a Glória devida.

Os Mansos

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra" Mateus 5:5

Esta mansidão que Jesus diz, não é aquela da pessoa ser calma, mas é uma mansidão espiritual, uma postura de humildade e submissão a Deus. Jesus é o padrão desta mansidão, sendo humilde e se submetendo a vontade do Pai. Assim também devemos aprender como Ele (Mateus 11:29).

Os famintos e sedentos pela Justiça

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” Mateus 5:6

São os que buscam a justiça de Deus, que é íntegra e perfeita, não os que confiam em si. Esses anseiam acima de tudo, ajustar-se à mente do Senhor, serem revestidos de Sua justiça. Também proclamam a Justiça de Deus sem cessar, para que o mundo saiba o quão Perfeito e Justo é o Senhor. Salmos 71:15-17

Os misericordiosos

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” Mateus 5:7

Jesus aqui nos ensina o amor ao próximo, a nos colocarmos no lugar das pessoas. Devemos ser compassivos para com o semelhante. Esses tem compaixão de todos que sofrem, sejam por causa do pecado ou adversidades.

Os puros de coração

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” Mateus 5:8

São aqueles que não apenas almejam uma conduta exterior correta, mas os que examinam a si mesmo e buscam a santificação interior, sem a qual não verão a Deus. É preciso vigiar nosso coração pois ele é enganoso e dele procede o mal (Jeremias 17:9 - Mateus 15:19). O nosso coração deve estar na total dependência de Deus.

 Os pacificadores

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” Mateus 5:9

Os pacificadores não são somente aqueles que promovem a paz e o amor entre as pessoas, que se esforçam para que elas se amem mutuamente e que não praticam a violência. O sentido aqui referido por Jesus, é a paz espiritual com Deus. Esses buscam que os ímpios sejam justificados e tenham Paz com Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 5:1). Também pode se referir para os que buscam a paz espiritual diariamente.

Os perseguidos por causa da Justiça

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” Mateus 5:10,11

São os que são alvos de zombaria, risos e perseguição por anunciarem a Verdade, o evangelho de Cristo. Quando tomamos nossa cruz e seguimos a Cristo fielmente, as perseguições e desprezo do mundo são inevitáveis, pois este jaz o maligno e tudo quanto é de Deus é alvo de toda maldade. Mas esses terão lugar no Reino Celestial. Glória a Deus! São os que bebem do mesmo cálice de que o Mestre Jesus bebeu. Eles O confessam o Senhor perante os homens, por isso a perseguição e toda maldade caem sobres eles, assim como foi com Jesus e os profetas antes de nós. Mas esses devem se jubilarem pois é grande seu galardão (Mateus 5:12)

Essas são as oito pedras fundamentais que Jesus lançou, logo no começo do Sermão do Monte. Este é o padrão do verdadeiro cristão. Felizes são todos esses!