As 9 marcas de uma igreja saudável (ficha de leitura livro)
Por Claudio José Bezerra de Aguiar | 19/05/2015 | ReligiãoFICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN MYATT
ALUNO: Claudio José Bezerra de Aguiar
DATA: 30/11/2014
LIVRO: DEVER, Mark. 9 marcas de uma igreja saudável. São José dos Campos: Fiel, 2007.
% da leitura completada: 100
IDEIAS CHAVES.
O principal propósito de Mark Dever, não é expor um tratado sobre eclesiologia. Sua atenção está focada em apresentar algumas marcas de uma igreja que está em crescimento, diferenciando daquelas que não estão se desenvolvendo.
Para isso observa as igrejas do contexto em que se encontra inserido. Identificando três linhas de pensamentos, o social-liberal representado por Schleiemacher, os voltados aos descrentes apoiado por Bill Hybels e o tradicionais, seguidores de Billy Graham.
Através com acompanhamento histórico e bíblico, Mark define os caminhos da simplicidade para se alcançar uma igreja saudável. Assim ele propõe os noves tópicos que definem esta igreja: Pregação expositiva, Teologia Bíblica, o evangelho, um Entendimento Bíblico da Conversão, um Entendimento Bíblico da Evangelização, um Entendimento Bíblico da Membresia na Igreja, disciplina Bíblica na Igreja, interesse pelo Discipulado e Crescimento, e uma liderança Bíblica na Igreja.
Dever tem sua visão de uma igreja sadia com base nas escrituras. Tudo na igreja deve ser referenciado na Bíblia, a pregação, a liturgia, a administração e a liderança. Em cada tópico ele coloca embasamento bíblico, mostrando o seu comprometimento com as escrituras e o seu profundo conhecimento dela. Comprovando que além de acadêmico é um excelente pastor.
De acordo com Dever, se estes itens apresentados forem levados a sério por pastores
e lideres, com certeza resultaram em igrejas com crescimento saudável e fiéis as escrituras. Igrejas com crescimento não apenas quantitativo, mas qualitativo. Igrejas que crescem e permanecem.