METODOLOGIA DE ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Por JAIR DA GAMA SILVA | 20/01/2021 | Educação

               

FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – FAVENI






METODOLOGIA DE ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA








JAIR DA GAMA SILVA







METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL





















Tangará da Serra/MT

2020

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Jair da Gama Silva1

                   

           
           

           

           Declaro            que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso.            Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente            redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou            integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas            públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do            trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações            empíricas por mim realizadas para fins de produção deste            trabalho.

           

Assim,            declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos            civis, penais e administrativos, e assumindo total            responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação            aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do            Contrato de Prestação de Serviços).                        

        



RESUMO- O presente trabalho aborda a metodologia do ensino do futsal como um instrumento educacional para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais do Ensino Fundamental, apresentando que a Educação Física não é apenas uma disciplina de movimentos e exercícios, mas é uma disciplina que pode cooperar no desenvolvimento do aluno, principalmente no que diz respeito ao futsal no âmbito escolar. O objetivo primordial deste estudo é identificar os benefícios advindos com a prática do futsal no ensino fundamental, bem como as metodologias de ensino adotadas pelos professores de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Silva e Amaro (2016), Klein (2014) e Vargas et al. (2012), entre outros, procurando, destacar que o futsal enquanto o esporte mais popular do Brasil, relacionado à cultura física do esporte escolar e com impacto na cultura social e na aprendizagem esportiva dos alunos, demonstrando a teoria e a metodologia de apoio às sugestões de educação física no ensino fundamental. Conclui-se que o futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras do esporte. A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança. Aulas elaboradas de maneira correta e criativa pelos profissionais mais recentes que estão realmente engajados no processo educacional podem despertar os fatores motivacionais dos alunos e ter um valor importante no processo de emoção, cognição, crítica, esporte e desenvolvimento social dos alunos.



PALAVRAS-CHAVE: Educação física. Futsal. Metodologia. Ambiente Escolar. Ensino-aprendizagem.










1 - INTRODUÇÃO


O presente trabalho aborda a metodologia do ensino do futsal como um instrumento educacional para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais do Ensino Fundamental, apresentando que a Educação Física não é apenas uma disciplina de movimentos e exercícios, mas é uma disciplina que pode cooperar no desenvolvimento do aluno, principalmente no que diz respeito ao futsal no âmbito escolar.

Nesta perspectiva, construiu-se questões que nortearam este trabalho:

- O que sustenta/legitima/justifica o ensino do esporte futsal na escola na ótica dos professores?

- Que objetivos e perspectivas pedagógicas assumem os professores para ensinar futsal?

- Como os estudantes compreendem e interpretam o conteúdo do que aprendem nas aulas de esportes?

A análise desses conceitos é baseada em um ponto de vista teórico, que enfatiza os diferentes pontos de vista apontados na literatura sobre o ensino de futsal nas escolas. Portanto, isso também faz sentido, porque a educação física na educação básica é muito importante, pois permite que os alunos ampliem sua visão do esporte e da cultura física, percebendo a autonomia do desenvolvimento do esporte. O comportamento pessoal e a capacidade de intervir na comunidade, seja para manter ou estabelecer um espaço para participar de atividades culturais, como jogos, esportes, brigas, ginástica e dança, expressam emoções, sentimentos e emoções para fins de lazer. Dar uma cor coletiva aos elementos culturais é uma sugestão para participar da sociedade de forma contínua e responsável.

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é identificar os benefícios advindos com a prática do futsal no ensino fundamental, bem como as metodologias de ensino adotadas pelos professores de Educação Física.

A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela tem a doenças. O Futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras e características básicas do esporte, assim como promovendo a socialização dos praticantes e desenvolvendo o espírito de equipe.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. O texto foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Silva e Amaro (2016), Klein (2014) e Vargas et al. (2012).

Para desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi estruturado em um capítulo denominado desenvolvimento e que possui subseções como materiais e métodos e referencial teórico, que mostram as particularidades e peculiaridades do tema discutido.


2- DESENVOLVIMENTO


2.1- MATERIAL E MÉTODOS


O método da pesquisa foi de âmbito qualitativo porque exprime a qualidade da pesquisa e não emprega dados estatísticos para analisar o problema.

Para Oliveira (2002, p. 177), a pesquisa qualitativa pode ser definida como:


A abordagem qualitativa nos leva, entretanto, a uma série de leituras sobre o assunto da pesquisa, para efeito da apresentação de resenhas, ou seja, descrever pormenorizada ou relatar minuciosamente o que os diferentes autores ou especialistas escrevem sobre o assunto e, a partir daí, estabelecer uma série de correlações para, ao final, darmos nosso ponto de vista conclusivo (OLIVEIRA, 2002, p. 177).

    

Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura cujos dados foram obtidos através de artigos científicos disponíveis em plataformas de pesquisa. O descritor utilizado que obteve maior êxito nas pesquisas foi “Metodologia de ensino do futsal”. De modo que, a partir do mesmo, encontrou-se artigos distribuídos nas dadas plataformas de pesquisa: Imed, Scielo, Periódicos Capes e Revistas.

Para atingir o objetivo da pesquisa foi adotada a pesquisa bibliográfica a fim de elucidar as questões acerca do assunto a ser estudado, apoiando-se na experiência dos diversos teóricos da área que já abordaram sobre o tema em questão.

Segundo Bervian, Cervo e Silva (2007, p. 61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”.


2.2- REFERENCIAL TEÓRICO


O principal objetivo desta pesquisa é estudar os benefícios e métodos das lições de futsal nas escolas. Especificamente, estamos tentando entender as bases teóricas e metodológicas para apoiar as propostas de ensino da educação física no ensino fundamental. Mais importante, ele tenta determinar os elementos da realidade que os alunos experimentam e concebem na escola (SILVA; AMARO, 2016).

A Educação Física como componente curricular da educação básica deve assumir outra tarefa, pois para introduzir e integrar o aluno na cultura dos movimentos do corpo, formando o cidadão que vai produzi-lo, tocá-lo e virar fornecendo ferramentas para que se possa aproveitar o jogo, esporte, atividades rítmicas e de dança, ginástica e práticas de aptidão para o benefício da qualidade de vida. O futsal tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, como é o conteúdo que exige a concentração praticante, equilíbrio, coordenação, reflexão, cronograma percepção e melhorar a sua aptidão (BETTI; ZULLIANI, 2002).

Segundo Vargas et al. (2012) aprender envolve mudar o comportamento. No contexto dos esportes coletivos, isso significa mudanças no movimento e na cognição. Nesses esportes, o processo de aprendizagem (treinamento) se torna um pouco complicado devido à interação entre a resposta do movimento e a tomada de decisão (cognição).

O texto da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do nº 9394 de 1996, citado no art. 26 § 3 que “a educação física, proposta educacional abrangente do currículo da escola da componente educação básica, de acordo com a idade e condição da população escolar.” (BRASIL, 1996).

As escolas desempenham um papel importante no desenvolvimento dos hábitos de exercício físico das crianças. As escolas que realmente investem em educação consideram a educação física escolar uma maneira rápida de as crianças interagirem com o ambiente em que vivem, proporcionando oportunidades de interação social. Sugestões sérias destinadas a democratizar, humanizar e diversificar os métodos de ensino dos métodos de ensino, bem como métodos destinados a valorizar e integrar as dimensões emocional, cognitiva e social e cultural dos alunos, estão se tornando referências importantes no ambiente educacional, especialmente Ao escolher métodos de educação. Pais, a melhor escola para crianças (VOSER; GIUSTI, 2002).

A prática do futsal que, de forma genérica, na maioria dos estados brasileiros, inicia-se por volta dos 05-06 anos de idade, em função da maior participação (no que se refere a contato com a bola) técnica/motora da criança, se comparada ao futebol, proporciona um desenvolvimento mais rápido das bases essenciais para o desenvolvimento e treinamento de caráter especifico que ocorrerão nos próximos anos (GOMES; MACHADO, 1999).

Apesar da modalidade de Futsal ser um esporte coletivo, temos que enfatizar a característica individual. O ensino do futsal deve partir do mais fácil para mais complexos. Dentro da metodologia de ensino do Futsal, podemos visualizar três métodos básicos de Treinamento: o método parcial, o método global e o método misto.

Métodos de ensino Método parcial: Isso é parte integrante de um jogo de futsal, e parte do ensino é realizado através do desenvolvimento do conhecimento básico que constitui o jogo, para que possam ser agrupados como um todo no final do estudo, que se tornará o próprio jogo de futsal (FONSECA, 1997, apud Klein, 2014).

Método global: inclui o desenvolvimento e o fornecimento de um método de aprendizado do jogo por meio do próprio jogo. Esse método é adequado para iniciantes. Nesses iniciantes, a ação foi totalmente ensinada e o aluno repetirá a ação inúmeras vezes, sempre corrigindo os detalhes até que a técnica seja executada corretamente. Tão longe (FONSECA, 1997, apud Klein, 2014).

Método misto: seria uma combinação de um método holístico e um método parcial, chamado método de ensino híbrido, que permite a prática isolada e o início do jogo através da forma do futsal, um método muito rico da teoria do ensino. Do ponto de vista, existem mais fatores positivos do que fatores negativos (FONSECA, 1997, apud Klein, 2014).

Método de confrontação: fala no método de aprendizado por meio de jogos ou exercícios combinados, geralmente envolvem competição entre as partes e, no caso de disputas intensas, o método pode ser conduzido em segundo plano, dificultando a aprendizagem dos alunos (SAAD, 1997, apud Klein, 2014).

Método recreativo: é usado de maneira muito eficaz em jogos de futsal e fornece um processo de aprendizado interessante para os alunos, mas o professor não ignorou os elementos técnicos e táticos dos jogos de futsal. Pode ser usado em grandes quantidades na forma de aquecimento (TENROLLER, 2004, apud Klein, 2014).

Método transfert: é uma excelente maneira de estimular a percepção do espaço e a inteligência de outros elementos presentes no jogo, sendo amplamente utilizado para convencer os alunos a praticar futsal (TENROLLER, 2004, apud Klein, 2014).

Método da cooperação-oposição: fala sobre o método de confronto cooperativo é um método destinado a cooperar com colegas que podem realizar quaisquer atividades na sala de aula (TENROLLER, 2004, apud Klein, 2014).

Método situacional: também chamado de cognição situacional é caracterizado pela prática de situações semiestruturadas de jogos (ações básicas extraídas dos jogos), que envolvem comportamentos individuais e coletivos (GRECO, 1998, apud KLEIN, 2014).

Método analítico: inclui atividades técnicas, ou seja, a base técnica para os alunos. Repita o exercício até que seja fácil repetir o exercício (GRECO, 1998, apud KLEIN, 2014).

Além disso, há nesta modalidade o desenvolvimento Individual através do Futsal. O desenvolvimento envolve três dimensões: psicomotor, cognitivo e afetivo-social. Os três estão intimamente interligados e sua divisão é meramente didática.

Klein (2014) destaca que depois de mostrar todos os métodos de ensino que devemos planejar e montar o currículo, devemos avaliar os tipos de alunos com quem queremos trabalhar, para que possamos escolher corretamente os métodos a serem usados. Considere que, à medida que a classe se desenvolve, esse método pode ser substituído por outro método mais apropriado. Embora alguns autores pensem que é impossível usar os dois métodos ao mesmo tempo, misturamos alguns métodos e métodos de ensino em nossa classe.

Mutti (2003) compreende que o futsal é uma maneira de trabalhar em vários aspectos: táticas técnicas do jogo, raciocínio rápido, coordenação esportiva, questões sociais, cooperação, respeito e liderança. Segundo ele, no processo de aprender futsal, as crianças experimentam e experimentam várias situações de aprendizagem.

De acordo com Rabelo e Amaro (2016, p. 136) “Através da prática esportiva, as crianças são submetidas às situações reais de convivência interpessoal, de respeito às regras do futsal, respeito ao próximo, situações de perda e ganho do jogo, ou seja, possibilita a criança a desenvolver-se emocionalmente”.

A educação física fornece uma experiência no aspecto físico de sentir e se relacionar. “Esta ação pedagógica proposta de educação física sempre imbuída de experiência de sentir corporeidade e referem-se a dimensão cognitiva medida deve ser sempre a este corpo substrato.” (BETTI; ZULLIANI, 2002, p. 75). O futsal deve ser incluído na educação física atividades do plano de aula e o professor deve ter o conhecimento sobre suas regras e relatar as suas contribuições para a escola e espaço social.

Portanto, é necessário estabelecer um método de ensino de educação física centrado na emancipação crítica da mente. Isso deve promover o ensino de esportes e jogos, caracterizado por um senso de expansão, que deve incluir as dimensões morais e estéticas dos esportes humanos. Superar a natureza instrumental e técnica da educação física tornou-se um enorme desafio para a prática da educação física (KUNZ, 2006).

O futsal é um esporte dinâmico, com uma contribuição extremamente importante para o crescimento das crianças em várias situações, pois exige não apenas força e velocidade, mas também coordenação, principalmente inteligência tática. É revelado neste manual. A relação entre percepção e tomada de decisão necessária para resolver problemas no jogo. Esses elementos aparecem nas ações individuais do jogo, no jogo dos jogadores do grupo e nas ações táticas de toda a equipe (FILGUEIRA; GRECO, 2008).


3- CONCLUSÃO  


No processo de ensino do futsal, existem vários métodos com objetivos diferentes. Quando você tenta provar que um método de ensino é melhor que outro, isso limitará sua compreensão do amplo e complexo processo de ensino. A decisão certa não corresponde necessariamente à ação correta, e saber como executar gestos técnicos sem contexto nem sempre será transferido para situações reais de jogo.

Concluiu-se, que o futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras do esporte. A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança. Aulas elaboradas de maneira correta e criativa pelos profissionais mais recentes que estão realmente engajados no processo educacional podem despertar os fatores motivacionais dos alunos e ter um valor importante no processo de emoção, cognição, crítica, esporte e desenvolvimento social dos alunos.


4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 



BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L.; SILVA, R. da. Metodologia Cientifica. Editora: Pearson Education do Brasil, 2007.

BETTI, M.; ZULLIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. Ministério da Educação, Brasília, 1996.

FILGUEIRA, F. M; GRECO, P. J. Futebol: um estudo a capacidade tática no processo de ensino aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. v.1, n.2, p. 53- 65. Jul./dez. 2008.

GOMES, A. C.; MACHADO, J. de A. Preparação desportiva no futsal: organização do treinamento na infância e adolescência. Revista Treinamento Desportivo, v. IV, n. 01, p-55-66, 1999.

KLEIN, R. R. Métodos de ensino para o futsal escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 4, p. 91-96, out./dez. 2014.

KUNZ, El. Educação Física: ensino e mudanças. 2 ed. Ijuí: Unijuí Ed., 2006.

MUTTI, D. Futsal: da Iniciação ao alto nível. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2003.

OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

RABELO, W. F.; AMARO, D. A. Benefício do Futsal na educação física escolar. Benefício do Futsal na Educação Física Escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, vol. 10, n. 1, p. 135-150, Novembro de 2016.

SILVA, L. J. dos S.; AMARO, D. A. Benefícios e método de ensino do futsal no ensino fundamental: revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, v. 10, n. 1, p. 222-248, novembro de 2016.

VARGAS, C. E. A.; ALVES, I.; SANTOS, R. S.; BORGES, M. da S.; DREZNER, R. Métodos de ensino-aprendizado-treinamento no futebol e no futsal. Artigo publicado em 05/10/2012. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/metodos-de-ensino-aprendizado-treinamento-no-futebol-e-no-futsal/>. Acesso em: 04 ago. 2020.

VOSER, R. da C.; GIUSTI, J. G. O futsal e a escola uma perspectiva pedagógica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.





   1    Graduado em Educação Física pela Unopar e Pós-graduando em    Metodologia de Ensino de Artes e Educação Física pela Faveni.      

Artigo completo: