Arma Contra Colesterol, Alimentação Saudável
Por Izaara Alvarenga | 10/11/2008 | SaúdePrimeiramente é preciso conhecer a definição do que é colesterol, para desta forma saber como evitar que seus níveis aumentem.
O colesterol pertence a família dos lipídios esteróides e apesar da fama, este composto é essencial a vida. Tem papel importante na biossíntese de vários hormônios (cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol), dos sais biliares e da vitamina D, além de fazer parte da estrutura das membranas celulares.
Quando obtido por meio da síntese celular, o colesterol recebe a denominação de “colesterol endógeno” e contribui com 70%, os 30% restantes são provenientes da dieta, este por sua vez, denominado de “colesterol exógeno”.
Exceto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, seu excesso no sangue é resultado de maus hábitos alimentares, principalmente pela grande ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, geralmente de origem animal.
O colesterol denominado “endógeno” é sintetizado pelo fígado, este processo é compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol via alimentação, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado.
Sendo insolúvel em água, o colesterol só consegue se mover na corrente sanguínea quando ligado a uma proteína, a este composto dá-se o nome de lipoproteína, esta por sua vez pode ser classificada de diversas maneiras, com base na densidade das mesmas.
As lipoproteínas de baixa densidade, a LDL, desempenham o papel de transportar o colesterol do local da síntese, o fígado, até as células dos diversos tecidos, já as lipoproteínas de alta densidade, a HDL, em oposição a primeira, estas realizam o transporte do excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese dos sais biliares.
Atualmente muito tem se falado a respeito do colesterol, quando em níveis elevados, oferecem sérios riscos de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares.
QUALIDADE ALIMENTAR, SAÚDE EM DIA
A alimentação é fundamental no processo de prevenção e de redução dos níveis de colesterol. Vão aí algumas dicas:
Evite: Carnes gordas, bacon, toucinho, gema de ovo, embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela, etc), leite integral, queijos amarelos, manteiga, banha, creme de leite, frituras, doces e produtos industrializados. Estes são alimentos ricos em colesterol.
Prefira: azeite, frutas, vegetais, cereais integrais, carnes e queijos brancos, produtos light, alimentos ricos em fibras. Estes são alimentos além de serem pobres em colesterol, agem auxiliando na sua redução.
A alimentação continua sendo o melhor remédio, tenha uma vida ativa, pratique atividade física e tenha hábitos saudáveis. Mantenha o peso próximo ao ideal, o excesso de peso contribui para aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
Boa semana. Cuide da sua saúde, afinal a vida é um dom de Deus.
Izaara Alvarenga
Nutricionista