ARGOS – IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO SISTÊMICO DE NOTIFICAÇÕES PARA GERENCIAMENTO MOBILE DE SEGURANÇA RESIDENCIAL

Por André Luiz Magalhães | 22/08/2017 | Tecnologia

André Luiz Magalhães1; Leandro de Campos Cardoso2; Matheus Henrique Soares da Silva3; Thiago Roberto da Silva Menezes4.

Moises Henrique Ramos Pereira5 (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1andre.magalhaes02@gmail.com; 2leandrocamposcardoso0@gmail.com; 3matheushsoaress@gmail.com; 4thiagomenezes4@gmail.com; 5moises.ramos@prof.unibh.br

 

Resumo: Este artigo tem como base mostrar o funcionamento de um ambiente de Gerenciamento de Segurança Residencial. Um sistema que consiste em um monitoramento sua residência que pode ser feita presencialmente através de um computador conectado diretamente ao sistema, sem meio de internet ou remotamente, por meio de um notebook ou smartphone acessado por meio de uma internet conectada ao sistema instalado na residência. Assim podendo verificar se a sua residência está tudo como deveria estar, como janela e portas fechadas.

Palavras-chave: Segurança. Residencial. Remotamente.

Abstract: This article is based on showing the operation of an environment of Residential Security Management. A system that consists of a monitoring your residence that can be made in person through a computer connected directly to the system without means of internet or remotely via a notebook or smartphone accessed through an internet connected to the system installed in the home. So can check if your residence is everything as it should be, like, window and doors.

Keywords: Security. Residential. Remotely.

______________________________________________________________________

1 Introdução

Os sistemas computacionais passam, nos dias atuais, por uma mudança abrupta de paradigma. O homem, agora, não está submetido apenas a computadores do tipo Mainframe onde o tempo e os recursos computacionais são divididos entre os diversos usuários (time-sharing) e pelos computadores pessoais (PC’s) introduzidos na década de 80 (ARAUJO, 2003). O enorme sucesso e difusão de tecnologias móveis e sem fio possibilitam um novo tipo de interação entre homem e máquina, viabilizando novas ideias, produtos e serviços. Vive-se, assim, uma era em que há a predominância de pequenos dispositivos portáteis (PDA’s e Smartphones) interconectados por uma rede de computadores (ARAUJO, 2003). Nesse contexto, em que cada pessoa possui e utiliza vários dispositivos, que surgem a Computação Ubíqua ou simplesmente Ubicomp, a Computação Pervasiva e a Computação Móvel. Computação Ubíqua pode ser resumidamente conceituada como sendo um novo modelo de computação em que os usuários, serviços, recursos e dispositivos mostram-se transparentes e não-intrusivos (ARAÚJO, 2003 CIRILO, 2010). A computação Ubíqua seria, assim, um subconjunto da computação móvel e pervasiva. Já a computação pervasiva pode ser entendida como um conjunto de dispositivos embarcados que se encontram em um ambiente sem prévio conhecimento do usuário e a computação móvel consiste em sistemas computacionais distribuídos em diferentes dispositivos que se comunicam entre si através de uma rede de comunicação sem fio, o que permite a mobilidade.

Juntamente com as novas possibilidades de aplicações que a computação ubíqua proporciona aos usuários finais, aparece a oportunidade de emprego desses mesmos conceitos na questão residencial (automação residencial) de forma transparente, inteligente e não-intrusiva para os consumidores.

Com a popularidade dos dispositivos eletrônicos, um sistema de automação residencial poderia ser responsável pela integração dos diversos dispositivos de uma residência, facilitando o controle e a gestão das diversas atividades?

Artigo completo: