Argamassa E A Construção

Por Jason Mendes | 05/06/2009 | Arte

Argamassa, muitos de nós já ouviram falar, outros sabem que a argamassa faz parte das nossas casas, mas é grande o numero de pessoas que desconhece o que é realmente a argamassa e qual a sua finalidade.

A argamassa como a conhecemos hoje resulta de um processo que atravessa a história da humanidade desde à vários séculos com muitos povos sempre procurando a forma certa para um material que pudesse permitir a construção de obras com uma maior liberdade, foi sem dúvida durante séculos um dos objetivos que mobilizou aqueles que se dedicavam à construção de grandes obras, a descoberta de um material que permitisse realizar outros tipos de construções.

A argamassa que os construtores conhecem hoje e que é utilizada na construção de qualquer prédio ou obra pública não é mais nem menos do que o resultado de anos de pesquisa da ciência e da tecnologia convertidos num dos produtos mais utilizados pela humanidade para edificar as suas construções.

O tipo de argamassa que é utilizada é definida à partida pelo tipo de obra envolvida, normalmente os construtores escolhem e produzem as suas argamassas tendo como principal característica a necessidade de manter uma boa velocidade de construção.
Isto acaba sendo importante porque a capacidade de construir rapidamente obras pode fazer a diferença entre terminar ou não os contratos dentro dos prazos estabelecidos pelos construtores e seus clientes.

O universo da argamassa é constituído por vários tipos deste material de construção civil, o mais comum e provavelmente o mais conhecido mesmo por quem não está diretamente ligado a esta atividade é a argamassa de assentamento.

Esta argamassa está constantemente a ser utilizada na construção civil e com facilidade você pode observar trabalhadores a utilizarem esta argamassa, tem como grande finalidade unir os tijolos que fazem as paredes de uma casa, normalmente a argamassa de assentamento é aplicada entre todos os tijolos, a rapidez de secagem determina a velocidade que a parede pode continuar a receber o próximo passo das obras.

Mas não é só em paredes que esta argamassa vê requerida a sua aplicação, existem outras obras e instalações de materiais que necessitam de uma boa argamassa para que os materiais fiquem bem aplicados, é o caso dos piso de uma casa, piso que vai ficar com mosaicos ou mármore precisam de receber um material que produza uma boa base de assentamento e a argamassa cumpre todos os requerimentos necessários e indispensáveis.