Arca das letras
Por abraao pereira | 10/05/2012 | EducaçãoARCA DAS LETRAS
*Abraão Jacinto Pereira
Resumo
Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais desenvolvido com uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação dos acervos, na implantação e na gestão das atividades da biblioteca. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seus interesses e os Agentes de Leitura, voluntários que são treinados para realizar o empréstimo dos livros e o incentivo à leitura.
Introdução
A Arca das Letras, como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.
De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados e, em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em móvel de madeira fabricado em marcenarias de projetos sociais ou de penitenciárias estaduais. Com o trabalho na Arca das Letras, os sentenciados tem suas penas reduzida. Cada biblioteca tem 230 livros obtidos por doações, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos, que abrangem diversas áreas de informação do conhecimento – saúde, educação, agricultura, cidadania -, atendendo aos interesses das populações rurais em suas realidades.
*Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo – UFRR /Auxiliar Administrativo Secretaria de Agricultura do município de Caracaraí – RR. E-mail: abraao.ajp@hotmail.com.br
Arca das Letras – Vila Campos Novos/Iracema-RR
A Biblioteca Pública Rural Arca das Letras foi criada em maio de 2009. Começou a funcionar em um anexo da casa da Profª Maria Ildete na rua Marcelino Gonçalves na Vila Campos Novos no município de Iracema estado de Roraima.
Na segunda-feira 18 de maio de 2009 foi o dia que marcou o inicio do expediente da biblioteca, no inicio todo o acervo da biblioteca era apenas 800 livros sendo 200 da Arca e 800 doados pelos professores proprietário da residência.
Dois alunos-estagiários do terceiro ano do ensino médio eram os agentes de leituras responsáveis pelo atendimento ao público, ( Abraão J. Pereira e Erinaldo S. Silva), cada um em um turno.
A escola Manoel Agostinho de Almeida doou 1.000 livros a biblioteca e 3 prateleiras e 1 ventilador, depois os estagiário conseguiram com a comunidade mais 150 livros e mais alguns doados pelos próprios estagiários totalizando um acervo com aproximadamente 2.200 livros.
Foi enviado a prefeitura um requerimento solicitando ao prefeito um novo local para funcionar a biblioteca, porem nunca foi atendido.
A biblioteca Arcas das letras tinha um publico que variava de alunos da pré-escola até acadêmicos do curso de pedagogia e técnicos em agropecuária. Com esta demanda o acervo continuava pequeno porem com a falta de infraestrutura era impossível ter um acervo maior.
O nosso trabalho era o empréstimo de livros e a divulgação de informações sobre o projeto Arca das letras e conscientizar a população sobre o consumismo e o problema do lixo.
Os professores incentivavam os alunos a leitura com trabalhos de pesquisas bibliográficas isso levou muitos educandos a despertar o gosto pela leitura esses dissentes passaram a serem fiéis amantes da leitura.
Conclusão
Com o fim do estágio de Erinaldo e Abraão a biblioteca também teve fim. No dia 11 de Janeiro de 2010 a biblioteca fechou suas portas com um total de 272 dias de funcionamento. Com 117 leitores fixos e 2.200 livros.
Hoje resta apenas a placa na porta corroída pelo cupim e as lembranças em nossas mentes. Foram 11 meses de luta que as autoridades competentes não reconheceram. Guardo a experiência que é sobre todas as coisas a mais valiosa.