Aracaju menina
Por Roberta Carine Santos Trindade | 25/10/2010 | CrônicasAracaju ,Sábado 23 de outubro de 2010.
Roberta Carine Stos.Trindade (beta_carine@hotmail.com ),Graduada em História ? licenciatura(UNIT) Pós graduando Libras e Educação inclusiva.
Aracaju menina
Minha terra tem cantinhos que muita história há pra contar ,seja aqui ou acolá ,muito tem a se falar .se olhamos e miramos as ondas do mar lembramos quantas belezas ela tem a nos proporcionar .
O cheirinho de mangabaju ,o seu clima tropical ,sua natureza ,monumentos ,igrejas ,ruas ,praças ,seu povo ,sua cultura .Tudo aqui é muito encantador ,cidade que nasceu,terreno acidentado baixo alagado ,mas que planejado e construído fez surgir a bela Aracaju .
Terra que aos poucos foi crescendo ,se urbanizando ,ganhando espaço nome e prestigio ,apesar de pequenina nascia a Aracaju menina.Menina que canta e encanta os que escutam vivem e revivem sua história ,emocionando sempre quem vê sua beleza.E os conterrâneos orgulhosos de aqui morar, não há de se incomodar pra quem tudo quiser saber ,tudo vão lhes contar. Êita terra boa de se morar ...
Rua São Cristovão ,que carrega o nome da antiga capital do estado,uma das cidades mais antigas do Brasil com suas igrejas e convento que a faz importante tanto histórico como culturalmente ,rua de grande potencial comercial também é uma via para saída da capital ,alem destas outras ruas da cidade se destacam são elas a rua Laranjeiras ,nome também de uma das cidades mais antigas do Brasil, importante pelo cultivo do açúcar e sua tradição folclórica além de suas belas igrejas ,antiga rua do Brejo hoje Itabaiana ,rua Santo Amaro , rua Capela e o calçadão da João Pessoa ,todas contemplavam os cantinhos de minha terra de importância logística ,comercial ,cultural ,social atendendo a toda a população da bela e pequenina Aracaju .
Nessas ruas o dia ? a ? dia do aracajuano se fazia.Eram vendedores , comerciantes ,comerciários ,consumidores ,ou apenas aquele que ia passear nas ruas ,encontrar amigos , prestigiar as o coral harmonioso que se contemplava pela junção da bela urbanização com nossa natureza esplendorosa .Muitos diziam vou lá em baixo ,vou lá no centro ,e muitos ainda dizem ,pois, é algo cultural uma herança lingüística que herdamos dos aracajuanos de outrora .
Hoje existem os shoppings na Aracaju menina que tem o poder de reunir uma grande parcela da sociedade aracajuana com suas lojas e opções de lazer ,como o único cinema da cidade por exemplo.Mas antes o aglomerado de lojas e locais de passeio estavam no centro da cidade, alem das ruas do centro tinham as praças ,que possuíam o poder de aglomeração e diversão na sociedade aracajuana .A praça Fausto Cardoso que tem o nome do nosso grandioso político ,poeta ,jornalista de espírito revolucionário que morreu ali cravando um marco na história política do estado de Sergipe ,situada em uma das melhores localizações do centro da cidade ,tinha uma bela arquitetura , e ao seu redor diversos estabelecimentos a fazia um dos locais mais cogitados da cidade eram sorveterias ,bancos ,cinema e lojas o verdadeiro point da cidade .
Ali muitos conversavam batiam aquele papinho entre amigos ,ali muitos flertavam ,ali muitos comemoravam o sol, o ar ,o clima de lazer que a menina Aracaju podia lhes proporcionar .A praça Olimpio Campos que tinha como vizinha a Fausto Cardoso ,nome de seu inimigo político é um canto de se contemplar a natureza pois o verde contido nela não deixa a desejar ,lá encontra- se o parque Teófilo Dantas que antes possuía um aquário encantador ,um dos nossos cantos de lazer que já fora destruído ,lá está situada a galeria de arte Álvoro Santos a e a catedral .Tem como marco as festas Natalinas ,a festa da padroeira da cidade , ali a cidade se reunia para celebrar as festas natalinas eram brinquedos ,barraquinhas de doces ,celebrações religiosas ,e toda a beleza do parque engrandecia o espírito natalino dos aracajuanos desde os fieis ate as crianças todos em busca de confraternizar ,todos em busca de se divertir.
Muitos cantinhos deixei de aqui comentar, pois de Aracaju menina tem muito a se falar ,o mercado Thales Ferraz é um desses cantos que deixei de falar ,mas um breve relato posso dá ,lá é o centro da cultura ,da musica do artesanato ,da culinária ,ali todas as tribos se reúne .É rua da cultura ,é forró caju ,é comercio ,é turismo , é festa é Aracaju . A ponte do imperador, o edifício Maria Feliciana ,a Av. Ivo do Prado que já fora Rua da Aurora e que era e continua sendo chamada de rua da frente.E ai você conhece os cantinhos de sua cidade ? Se não conhece tu não sabes o que ta perdendo ,pois ,Aracaju menina tem muito a nos dá ,tem muito a nos contar e encantar ...