Aquisição e ensino de L3 - Inglês para estudantes surdos do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental e o papel das L1 e L2 nesse processo

Por REGINA JAREMKO | 05/04/2018 | Educação

Regina Jaremko

Clery Dreher

RESUMO:

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica e dedica-se ao estudo e investigação do processo de aquisição da Língua Inglesa como L3 para estudantes surdos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da rede regular de ensino, ou em escolas bilíngues, pautado na abordagem educacional bilíngue, apontada como ideal na educação de surdos por autores como Lacerda, 1998; Capovilla, 2000; Poker, 2007; Tartuci, 2010, Damázio, Alves e Ferreira (2009), Quadros (2006 - 2016) e Streiechen (2012), entre outros. Procura-se, com essa investigação, entender o papel das L1 e L2 no processo da aquisição da L3, tendo como uma referência a teoria interacionista de Noam Chomsky. Reflete-se, além disso, aspectos históricos das filosofias educacionais adotadas na educação de surdos, enfatizando a perspectiva bilíngue. Abordagens como a questão da perspectiva inclusiva nas escolas da rede regular de ensino e suas propostas e ações ao estudante surdo, são também elencadas nesse artigo, visto que a educação especial e inclusiva de qualidade é um direito previsto em lei e que deve ser ofertada nas escolas da rede regular.

PALAVRAS-CHAVE: estudantes surdos, aquisição linguística, filosofias educacionais, bilinguismo, inclusão, L1[1], L2[2], L3[3].

APRESENTAÇÃO

O acesso, a permanência e o sucesso escolar são direitos de todo ser humano, independente de sua cor, classe social, ou quaisquer outras características. No entanto, sabe-se que em tempos anteriores à época atual, esse direito era restrito a grupos específicos da sociedade e que pessoas com classes sociais inferiores ou com deficiências, ficavam excluídas do ambiente escolar.

Neste artigo, procura-se discorrer sobre o caminho da educação das para as pessoas com deficiência através do tempo, ressaltando a educação das pessoas dos surdos, a quem ateremos maior atenção nestas páginas.

Serão abordadas as metodologias de ensino utilizadas na educação de surdos, bem como os movimentos sociais mais importantes em defesa de uma educação bilíngue para surdos, onde a língua materna dessas pessoas é a Língua de Sinais.

Procura-se compreender o processo de aquisição linguística por surdos brasileiros na língua inglesa em sua modalidade escrita, bem como identificar o papel da Língua 1 (Libras) e Língua 2 (Língua Portuguesa) nesse processo, e também destacar possíveis metodologias de ensino, com vistas a contribuir nesse processo de aquisição linguística pelo educando surdo.

CAMINHOS: EDUCAÇÃO E LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA SURDOS

Durante muitos anos na antiguidade, os surdos eram considerados incapazes de adquirir aprendizado e até mesmo inábeis ao pensar, pois, de acordo com as pessoas daquela época, eles não se enquadravam aos padrões da normalidade e perfeição que a sociedade deveria ter...

Artigo completo: