Aquecimento Global

Por Silas Dumont Pires Horta | 21/11/2009 | Arte

O aquecimento global é uma conseqüência de alterações climáticas ocorridas no planeta. As causas do aquecimento global são muito pesquisadas.

Alguns cientistas afirmam que esse fenômeno é natural, e diz que o planeta o nosso planeta está numa fase de transição natural, que é um processo longo e dinâmico.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades do homem, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

São muitos os efeitos do aquecimento global, tais como a desertificação, derretimento das geleiras, problemas na agricultura, desastres ambientais, etc.