Aquecimento Global: Uma Ameaça a Vida

Por Silas Dumont Pires Horta | 08/12/2009 | Ambiental

O aquecimento global é uma conseqüência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global.

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura conseqüência desse fenômeno.
No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural.

O aquecimento global não só prejudica a fauna e o espaço terrestre, como também a nós mesmos, através do efeito estufa, que aumenta a acumulação de gases poluentes nocivos à saúde que se propagam no ar que respiramos. Assim, estamos propensos, obrigatoriamente, a inalar toxinas que causam muitas doenças respiratórias. Outro fator que irá aumentar o número de mortes será as altas temperaturas, principalmente nos países do Norte, desenvolvendo o câncer de pele e catarata.