Aproveite os Alimentos e Boa Digestão
Por Izaara Alvarenga | 25/11/2008 | SaúdeExcessos alimentares, sedentarismo e a falta de horários são fatores que interferem diretamente no nosso sistema digestivo.
Nesta época festiva que se aproxima, Natal e Fim de Ano, boas atitudes começam a surgir. Ocorre que na mesma época, junto a elas aparecem também as inevitáveis alterações estomacais e intestinais. Cabe a cada um fazer as escolhas certas, organizando um cardápio saudável para as festas e assim usufruir de uma boa digestão.
A indigestão é um processo que começa com uma simples dorzinha na parte superior do abdome e que pode terminar com uma forte prisão de ventre, náuseas e até dores de cabeça.
Pode-se dizer que a obesidade é um dos diversos sintomas da má digestão. Para aquelas pessoas que têm o emagrecimento como objetivo, a digestão deve ser olhada com cuidado.
O sistema digestivo é o responsável pela transformação dos alimentos em nutrientes. A ele estão relacionados os atos de comer, mastigar, triturar, digerir e absorver nutrientes. Cabe a ele também excretar os subprodutos que não são necessários ao organismo.
O CAMINHO DA DIGESTÃO
Boca: é por onde entram os alimentos e ocorre o processo da mastigação, quando os alimentos transformam-se em partículas menores. Por isto ela é tão importante. O ideal é mastigar diversas vezes, pois além de auxiliar na boa digestão, promove também uma maior saciedade.
Faringe e Esôfago: o primeiro é o canal por onde passam os alimentos. Já o segundo, tem como função levar os alimentos até o estômago, por meio de movimentos denominados peristálticos.
Estômago: é neste órgão que a digestão ocorre de forma mais intensa. O bolo alimentar, por meio do suco gástrico, que contem ácido clorídrico, muco, enzimas e sais, é fracionado em partículas menores.
Intestino: as partes do intestino envolvidas no processo de digestão são: duodeno e jejuno, onde o suco pancreático e a bile atuam. No intestino grosso ocorre absorção de água.
Pâncreas e Fígado: o primeiro é responsável pela produção de insulina, que por sua vez atua na captação da glicose, e o segundo de bile.
DICAS PARA UMA BOA DIGESTÃO E VOCÊ MAIS LEVE
1. Saiba montar o seu prato. Ele deve ser colorido e rico em alimentos naturais.
2. Escolha um ambiente tranqüilo e confortável para realizar as refeições.
3. Atente-se ao tamanho das garfadas e mastigue bem.
4. Evite a ingestão de líquidos durante a alimentação. Opte por ingeri-los após.
5. Enriqueça seu cardápio com fibras e beba bastante água ao longo do dia.
6. Cuide dos horários, fracionando as refeições.
Que você, caro leitor, desfrute do melhor que os alimentos podem oferecer e seja mais saudável, começando com uma boa digestão. Saúde e boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista