Aprendizagem e comunicação
Por Clarice Fatima Dal Médico | 12/08/2012 | Crescimento
Aprendizagem e comunicação
Comunicação é algo inerente ao ser humano, vivemos em uma sociedade aonde se valoriza de forma desenfreada a comunicação online e isso nos desafia a comunicar-se bem.
No centro da reflexão “ comunicação online” que está ao alcance de uma parte significativa da sociedade, ponto de partida para podermos estabelecer um paralelo: necessidade da comunicação escrita e oral no dia-a-dia do Ser e a comunicação virtual, online.
Atendendo aos objetivos propostos pela reflexão da importância da linguagem oral e escrita na VIDA, exalto a importância da escola e o protagonismo do professor da escola pública. Considerando os poucos recursos disponibilizados pelos órgãos públicos no que se refere a recursos materiais , formação dos educadores, a valorização profissional, é preciso tirar algo da cartola ou de um limão fazer uma limonada.
As práticas sociais e as tecnologias da comunicação falada e escrita estão na mesma proporção da tecnologia online. Diante disso não basta ter acesso à tecnologia, é preciso apropriar-se da escrita articulada com as práticas de interação oral e pessoal.
Através da alfabetização e a apropriação do letramento adquire-se o domínio e as habilidades de ler, escrever e falar, ou seja , comunicação com eficiência.
Vivemos a era da comunicação através de símbolos aonde o Ser apenas recebe, não interage em seu habitat, cidades cheias de placas, outdoor , códigos, na casa TV em todo canto, e a internet ao alcance de fazer o trabalho da aula através de textos disponíveis nas diversas páginas online “”é só copiar e colar”, ocasionando atrofia à capacidade de desenvolver as aptidões da escrita e da leitura, principalmente a beleza da compreensão e do falar bem.
Cabe a escola a responsabilidade de ensinar a criança a ler e a escrever. O desafio faz com o professor seja capaz de trazer para a sala de aula a história do cotidiano da criança, o qual já se comunica pela FALA via aprendizado familiar e comunitário. Cabe ao professor conhecer, inteirar-se da história de seu educando. È responsabilidade da escola, oferecer suporte para essa demanda do Educador e do Educando.
O Educando vai vivenciando e aprendendo através de processos. O ler e o escrever, jamais podem ser vistos com começo meio e fim. Sempre se está aprendendo. A alfabetização está posta para acontecer nos primeiros anos escolares. O letramento leva o sujeito à compreensão do Ler e Escrever, desenvolve-se então, uma compreensão sócio-cultural, ou seja, a comunicação. Podemos dizer que a inter-relação da Alfabetização e do Letramento constitui um sujeito letrado.
O trabalho de codificar e decodificar a escrita são parte inerente de processos vivenciados na escola, no entanto tem papel fundamental nesse processo de aprendizagem a família, a comunidade, os grupos de convivência, a sociedade. È preciso desconstruir a responsabilidade atribuída apenas aos professores à formação de nossas crianças e jovens. As instituições sociais devem assumir o compromisso ético e moral aonde seja possível uma comunicação comprometida no desenvolvimento dos conceitos de competências, habilidades e sensibilidades com o objetivo de promover Cidadania e a Autonomia.
Autor
Clarice Fátima Dal Médico
Obs. Qualquer parte do texto pode ser usado, citado, desde que mencionado o autor.