Aprender Inglês em Pouco Tempo
Por Pedro Junior | 11/03/2011 | EducaçãoSerá mesmo possível aprender inglês em pouco tempo? Se a resposta é sim, por que os cursos de inglês demoram tanto? Qual é o tipo certo de material em inglês que eu devo estudar?
Nós Estamos Muito LONGE dos Nosos Limites
Permita-me contar-lhe uma história sáida dos quadrinhos: Daniel Tammet tem a síndrome de Savant (um tipo raro de autismo), essa doença se manifestou nele de forma a conceder-lhe super poderes para aprender idiomas e memorizar números.
"Ele foi capaz de dizer 22.514 dígitos de Pi e de aprender a falar islandês (básico) em uma semana... Atualmente fala onze línguas diferentes, além de ter criado seu próprio idioma, o Mänti."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Tammet
Ou seja, o cérebro humano é capaz de aprender muito mais do que aquilo que nós temos evidência no dia-a-dia.
Os relatos de Daniel sobre como ele aprende revelaram muito sobre para os pesquisadores sobre como o cérebro funciona, mas ainda não sugerem uma forma prática pela qual nós podemos nos beneficiar do método dele (que por enquanto é exclusivo, só ele consegue usar).
Absorver x Aprender
Existe uma diferença entre você absorver o conteúdo, isto é, ser capaz de responder perguntas em um teste (o que geralmente é possível ser feito de um dia para o outro).
E aprender o conteúdo, ou seja, saber utilizar o que você absorveu na hora que você for falar.
Isso demanda maior esforço e, o principal, bastante contato com o idioma (e desejo de se comunicar).
Ou seja, não basta colocar um monte de coisas na sua cabeça, você tem que saber como recuperá-la depois. Nesse ponto, Daniel Tammet tem uma enorme vantagem sobre nós e, talvez, esse seja o segredo do sucesso dele.
Como Usar o que Você Sabe
Se você quer aprender a FALAR inglês, a melhor forma de treinar o seu cérebro a absorver e depois RECUPERAR o que você sabe é "OUVIR inglês". Esse deve ser o maior foco do seu tempo de estudo.
De preferência, escute materiais em inglês que você consegue entender. Afinal, nós aprendemos associando coisas novas com coisas antigas.
Se você entende a maior parte do que está sendo dito, você associa as informações novas que você encontrar com o restante do conteúdo que você já consegue entender.
Por outro lado, se você escolhe um conteúdo em inglês muito difícil, a quantidade de informação nova vai ser muito grande em comparação à quantidade de informação conhecida. Em outras palavras, vai virar uma pirâmide invertida - que não vai conseguir se sustentar.
Eis onde você pode encontrar Conteúdo em Inglês com Áudio Fácil de Entender
Quer estudar por conta própria? Então Acesse: Materiais em Inglês com Áudio e Texto