APRENDER BRINCANDO COM JOGOS CRIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PRÉ-ESCOLAR PEQUENO PRÍNCIPE

Por Magnólia Meireles da Silva | 20/08/2018 | Educação

RESUMO

Este estudo tem objetivo compreender o papel do aprender brincando com jogos criativos na descoberta de novos caminhos de aprendizagem no desenvolvimento infantil, bem como utilizá-la como ferramenta pedagógica em sala de aula. Sabe-se que o brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Ele é ser vital, primordial e essencial, no entanto, esta é uma das maneiras que o sujeito humano, na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão, da relação e da aprendizagem.

Com base na teoria de Brougére, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, entre outros. Com base nesses teóricos afirmamos que é no brincar que a criança desenvolve competências, potencialidades e o senso de companheirismo, pois é brincando individualmente ou em grupos, que são realizadas as diversas formas de sociabilidades, expressas nas diversas atividades lúdicas propostas pelo adulto que tem o objetivo de enriquecer nossa capacidade de nos tornarmos mais criativos. Por tudo isso, este estudo se justifica, no momento em que aprendemos a conviver e aprendemos a ganhar ou perder, a esperar nossa vez, lidando melhor com possíveis frustrações, aumentando nossa motivação e conseguindo uma participação satisfatória na vida contemporânea, principalmente quando somos construtores do jogo ou brinquedos que brincamos, tornando assim, Portanto, uma atividade criativa e prazerosa, tem imensa importância o brincar para a criança.

Palavras-chave: Brincar. Jogos confeccionados. Crianças. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado a partir de um projeto de intervenção pedagógica, com título aprender brincando com jogos criativos na educação infantil, o mesmo surgiu a partir das observações e da prática docente realizadas no segundo semestre de 2014, na escola de educação infantil, Pré-escolar Pequeno Príncipe.

Este tema foi escolhido, pois sentimos a necessidade de desenvolvermos metodologias de trabalho que estimulasse a criatividade dos alunos, bem como, auxiliasse no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, permitindo a descoberta de novos caminhos de conhecer e interpretar o mundo. Tendo como objetivo trabalhar com confecções de jogos e brincadeiras como métodos de linguagem para ampliação da aprendizagem, levando de certa forma o aluno a ser atuante e participativo no processo de aquisição do conhecimento, contribuindo também para o desenvolvimento integral de cada criança.

A metodologia utilizada nesta intervenção foi a observação e a entrevista com o docente. Onde pude coletar dados sobre a dinâmica utilizada pela professora no processo de ensino-aprendizagem no decorrer de suas aulas, na entrevista conheci a historicidade da instituição, como também do currículo da docente que contribuíram imensamente para este artigo.  Através das observações constatei a importância de desenvolver metodologias de trabalho diferenciada que estimulassem as crianças a descobrirem formas de linguagem para a ampliação do seu desenvolvimento integral, de forma a favorecer a uma aprendizagem dinâmica, significativa e participativa para todas as crianças.

Este artigo está organizado em formas de tópicos: no primeiro apresentamos a introdução do nosso trabalho, no segundo apresentaremos a contribuições do lúdico na aprendizagem da educação infantil, no terceiro fundamentamos a prática profissional com alguns teóricos, como também  se encontra adiante em pequenos tópicos a caracterização da escola, a descrição e análise da prática profissional da professora regente, e no quarto para finalizar relatos da prática profissional, onde podemos  analisar nossa prática e a viabilidade de utilizar na intervenção pedagógica a confecção de jogos e brincadeiras como recurso auxiliador do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula de educação infantil.

Artigo completo: