Aprenda apreciar seu quadro do criador
Por Edson Terto da Silva | 05/01/2012 | CrônicasO quadro mais lindo que já vi em toda minha vida ainda esta por vir. Não sei se isto ocorre com o amigo leitor, mas cada vez que olho para o céu, principalmente pela manhã, sem pensar em cobrança ou contemplação, recebo um presente lindo daquele que merecidamente recebe o nome de o Criador. Como não nos deleitarmos com o festival de cores e luzes protagonizado pelo sol e pelas nuvens, com os raios subindo ao céu azul e se transformando numa ponte luminosa que nos faz crer ser o caminho natural para nossa busca eterna de felicidade.
E a variada matiz da aquarela que se forma, misturando vermelho, laranja, lilás, violeta e tantas outras cores, que muito bem pode ter inspirado o colorido brinquedo de papel mache, que então nos leva para outros sonhos e o sono profundo do colo onde voltamos a nascer ao dormir. Como não achar que aquele portal colorido e raiado não é o caminho suave de nossa mais tenra infância, das primeiras letras e números, dos primeiros professores e amigos de escola, das primeiras descobertas, conquistas e decepções.
Contemplar o quadro que recebemos de graça e que se torna o tesouro que nenhum dinheiro pode pagar nos faz buscar formas, mesmo que as mais loucas, de querermos dividi-lo com pessoas que nos são importantes. As coisas simples também assustam e não nos damos conta disso quando diante de tanta beleza nos vemos obrigados a descrevê-la para quem nos importa, mesmo que não sejamos tão importantes assim. E novos quadros vão surgindo no céu, a inspiração do Criador é inesgotável e a única certeza que temos é que amanhã ou daqui alguns segundos teremos mais e novos quadros, cada qual mais lindo que o outro.
Pode ser que tudo se torne um melancólico cinza também, mas até neste quadro, olhando nuvens pesadas e pingos de chuva, podemos ver lindas novidades e sem que ninguém perceba misturar nossas lágrimas de emoção ou de agradecimento aos chuviscos, sem risco de alguém querer especular se estamos chorando, se sim, porquê? Dizendo o porque o tal alguém aponta a solução dele para o seu problema, aliás como disse outro poeta, as pessoas sempre tem alguma solução simples para resolver problemas que não são deles e quase nunca as aplicam quando a situação é com ela própria.
Enquanto contemplo e agradeço, tem gente que prefere desafiar e questionar o artista da criação gratuita. Não pensam, tais pessoas, que naquele momento ofertar um lindo quadro pode ser tudo que o Criador pode oferecer para humanidade. Talvez quisesse ele num segundo erradicar fome, injustiças, tristezas e todo mal que pudesse afetar sua criação, mas quem sabe se o verdadeiro mistério é que nem sempre é possível, mesmo ao mais poderoso dos seres, interferir no andamento normal do universo e da vida? Voltamos ao poeta, resolver problema de outra pessoa é sempre mais fácil que solucionar problemas que nós criamos para nossas vidas. A beleza do céu é de graça e sempre se renova.
edsonsilvajornalista@yahoo.com.br