Aprenda A Alimentar-se No Inverno
Por Izaara Alvarenga | 02/07/2008 | SaúdeÉ comum pensar que no inverno torna-se necessário aumentar o consumo de alimentos, devido ao aumento no gasto energético. Isto para compensar a redução da temperatura corporal. No frio, as necessidades energéticas do organismo aumentam, afinal ele necessita de mais energia para manter normal a temperatura do corpo.
É neste contexto que se encontra o perigo. Como é natural o aumento do apetite em conseqüência do organismo ter que produzir calor, os indivíduos podem acabar consumindo alimentos em demasia. Este fato levaria ao desenvolvimento da obesidade.
Deve-se ter cuidado especial com os exageros típicos do inverno. Geralmente esse excesso está no consumo de chocolates, que são ricos em gordura, e bebidas alcoólicas, fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem energia e nenhum nutriente.
Pode-se optar pelo aumento da ingestão de alimentos com baixos teores de gordura e de açúcares.
Verduras, legumes e cereais em geral, são excelentes alternativas, além de serem fontes de fibras e assim promoverem a saciedade. São ricos em vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de gripes e demais doenças típicas do inverno.
DICAS PARA UM INVERNO MAIS SAUDÁVEL
O que deve ser consumido ...
• Vitamina E - atua como antioxidante. São fontes: óleos de soja, milho, algodão, girassol e ainda nozes, castanhas e legumes.
• Vitamina C - auxilia na resistência às infecções. São fontes: acerola, frutas cítricas (limão, laranja e lima), kiwi, caju, tomate, vegetais folhosos crus, morango, repolho e pimentão verde.
• Vitamina A - tem papel importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. São fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, brócolis e melão.
• Aposte nos chás, além de aquecerem o corpo, atuam como calmantes naturais durantes as possíveis crises de tosse.
• Alho, cebola e agrião possuem atividades antiinfecciosas, tradicionalmente usados para problemas respiratórios.
• Abuse das sopas de legumes. Elas podem ser preparadas à base de vegetais e legumes cozidos. As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser bases para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa.
• Cuidado com as sopas cremosas que contêm muitas calorias e gorduras. Evite as que contêm creme de leite.
É importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces e bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades maiores de calorias, sem levar a um aumento do peso corporal.
Boa semana e um inverno saudável para você!
Izaara Alvarenga
Nutricionista