APOSTILA HUMANIDADES
Por ANDERSON ANTONIO DA SERRA HERANE | 23/10/2012 | ApostilasAPOSTILA HUMANIDADES
PROF. ANDERSON HERANE
INICIO DA PRÉ HISTORIA: AS AVENTURAS DE SER HUMANO
EVOLUÇÃO CULTURAL: O homem é um ser diferente de todas as outras espécies, pois, com o passar dos tempos, desenvolveu atividades culturais. Ele foi acumulando e transmitindo os conhecimentos de suas vivências a seus descendentes. A linguagem e a escrita foram fatores indispensáveis ao desenvolvimento cultural, pois por meio delas o homem pôde registrar sua evolução. Essas transformações foram lentas e tiveram períodos bem definidos em nossa história. Conheça algumas conquistas de nossos ancestrais durante a Pré-História.
O homem é um ser diferente de todas as outras espécies, pois, com o passar dos tempos, desenvolveu atividades culturais. Ele foi acumulando e transmitindo os conhecimentos de suas vivências a seus descendentes. A linguagem e a escrita foram fatores indispensáveis ao desenvolvimento cultural, pois por meio delas o homem pôde registrar sua evolução. Essas transformações foram lentas e tiveram períodos bem definidos em nossa história. Conheça algumas conquistas de nossos ancestrais durante a Pré-História.
NEOLÍTICO: A Idade da Pedra Polida ocorreu entre 10 mil e 7 mil anos atrás. O homem foi deixando aos poucos a vida nômade, passando a fazer uso da agricultura e da domesticação de animais, bem como interferindo diretamente no meio ambiente. Com o domínio das técnicas necessárias à produção de alimento, o homem deste período pôde produzir o suficiente e ainda fazer estoque de alimentos, o que provocou o aumento também da população de sua comunidade. O período do Neolítico foi marcado por inúmeras transformações.
IDADE DOS METAIS: O período final do Neolítico caracterizou-se pelo desenvolvimento e utilização do processo de fundição de metais, o que possibilitou a produção de instrumentos e objetos resistentes. Técnicas de fundição permitiram ao homem modelar os instrumentos, produzindo então panelas, vasos, machados, lanças, facas... Dividido em três etapas, metalurgia do cobre, metalurgia do bronze e metalurgia do ferro, este período deu início ao desenvolvimento das primeiras cidades e proporcionou o aparecimento de classes sociais. A simples produção de compartilhamento destinada à sobrevivência ampliou-se para a destinada à troca, ou seja, ao comércio.
CARACTERÍSTICAS DAS ESPÉCIES HUMANAS
AUSTRALOPITHECUS afarensis: Primeiro ancestral do homem surgiu na África, entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás. Sua identificação aconteceu pelas pegadas fósseis impressas por cinzas vulcânicas e pela forma dos ossos da pélvis. Postura bípede, ereta ou semiereta, media entre 1 m e 1,5 m, possuía testa baixa, maxilar proeminente, caixa craniana de volume máximo de 450 ou 500 cm3. O fóssil mais famoso é de Lucy, encontrado em 1974, em Hadar, Etiópia.
AUSTRALOPITHECUS boisei: O mais forte dos Australopithecus, existiu no período entre 2,3 milhões e 1,2 milhão de anos atrás. Machos mediam 1.4 m de altura e fêmeas 1,1 m. Foram encontrados pela primeira vez no lago Turkana, no Quênia e em Olduvai, na Tanzânia.
AUSTRALOPITHECUS robustos: Último dos Australopithecus, com estatura aproximada de 1,5m e postura ereta. Vive entre 1,2 Milhão e 1 milhão de anos atrás.
AUSTRALOPITHECUS africanos: O primeiro Australopithecus a ser identificado, viveu também no sul da África, por volta de 3 milhões e 2,5 milhão de anos atrás. Tinha postura ereta e crânio medindo 500 cm3. Seus restos foram encontrados pela primeira vez em 1924 na cidade de Taung, na áfrica do sul.
HOMO habilis: Primeiro hominídeo habitava o leste da África há cerca de 1,8 milhões de anos. Segundo evidências fósseis, o Homo habilis era mais habilidoso que o Australopithecus, pois era capaz de produzir ferramenta de pedras, lascando-a para deixá-la pontiaguda. Acreditasse que essas ferramentas serviam a defesa e não ao ataque de outros animais, pois há indícios que eram apenas coletores. Sua caixa craniana media cerca de 800 cm3.
HOMO erectus: Grande conquistador de régios como Europa e Ásia. Sua maior ocorrência foi entre 1,7 milhão e 200.000 anos atrás. Surgiu na áfrica e migrou para outras regiões. De estatura ereta e postura superior a 1,5m, caixa craniana medindo 1000 cm3, era capaz de produzir ferramentas avançadas, de forma variada e possuindo cabo. Foi o primeiro a utilizar o fogo, a proteger em cavernas e usar peles para proteger do frio. O “homem de Pequim”, fóssil encontrado na China, com aproximadamente 200.000 anos, pertence a espécie Homo erectus.
HOMO sapiens neanderthalensis: Primeiro a se organizar socialmente, viveu entre 200 mil e 30 mil anos atrás. Seus esqueletos fósseis indicam estatura baixa e crânio um pouco maior do que o homem atual. Também adaptado ao clima frio da Europa, já usava ferramentas elaboradas para caçar. Sua linguagem e cultura eram mais avançadas que as demais pesquisadas. Sua organização social possibilitou a presença de indivíduos com idade mais avançada no grupo. O primeiro fóssil encontrado de Homo sapiens neanderthalensis foi ao vale do rio Neander, na Alemanha, em 1856.
HOMO Sapiens: Ancestral mais próximo do homem surgiu na áfrica a cerca de 90 mil anos. Também é chamado de homem de Cro-Magnon na França. Esta é a espécie a que pertence o homem moderno. Devido a grande adaptação a diversos ambientes, o homem moderno pôde chegar a outros continentes e, há aproximadamente 50 mil anos, colonizar a Europa, a Ásia, o restante da áfrica e a Austrália. Entre 15 a 40 mil anos atrás, partiu da Ásia em busca da América. Considerado o mais inteligente de todos, tinha o cérebro maior, com 1450 cm3 o que lhe possibilitava coordenar os movimentos e armazenar inteligência. Sua estatura se assemelha ao do homem atual. Desenvolveu a arte da pintura em cavernas e produziu armas de madeira, marfim e ossos.
TRABALHO E EDUCAÇÃO: O mundo do trabalho oferece oportunidades de uma vida melhor mas, oferece também, desafios frente a tantas opções que se deva escolher. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR O MUNDO DO TRABALHO?
A Relação Liderança e Educação: Nas reflexões contemporâneas sobre liderança, a educação e o aprendizado estão lado a lado. Afinal, apontar caminhos e ir à frente requer a gestão de relações, a construção e o compartilhamento de significados.
O líder educador inspira e aponta caminhos, inclusive no horizonte dos sonhos, empoderando e facilitando a manifestação das potencialidades das pessoas, todas únicas, que compõem a sua Equipe.
O líder educador sabe que todos nós somos seres inconclusos.
Não nascemos prontos e, portanto, somos um contínuo “vir a ser”.
Há uma falta que nos move e nos faz buscar. E essa busca é sempre mediada pelas
relações que estabelecemos com o Outro.
A educação é exatamente esse processo no qual as pessoas vão se completando ao longo de sua vida!
Um líder dialoga com os sonhos, valores, crenças e motivos das pessoas. Precisa encontrá-los lá onde habitam, dentro de cada um.