APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PDCA EM EMPRESA DE SERVIÇO

Por BERTONY PESSOA CAVALCANTE DA SILVA | 17/10/2016 | Adm

 1 - INTRODUÇÃO

A melhor maneira de uma empresa se manter competitiva é através da utilização de métodos de melhorias contínuas. Dentre os vários métodos, destaca-se o Ciclo PDCA (do inglês: Plan, Do, Check, Act ) que se mostra eficaz e rápido na resolução de problemas. A metodologia do PDCA é uma forma simples e eficaz de planejar, colocar em prática, controlar e agir sobre as falhas, para que se chegue à meta estabelecida e pode ser utilizada tanto para a manutenção (também chamada de SDCA, do inglês Standard, Do, Check, Action ) quanto para a melhoria das diretrizes de controle de um processo. O giro do ciclo PDCA deve ser feito constantemente, trazendo resultados de melhoria contínua para os processos e, conseqüentemente para a organização ( NEVES, p. 04, 2007 ).
Este trabalho apresenta alguns dos caminhos a serem seguidos por qualquer empresa, mas principalmente empresas de serviço para que as mesmas possam obter melhores resultados em vários aspectos e principalmente no principal, a satisfação do cliente, utilizando principio principal o ciclo de PDCA.  5 2 - DESENVOLVIMENTO 2.1 - Desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender continuamente Para que uma empresa comece a trilhar o caminho da melhoria contínua é preciso que antes de tudo se defina metas e o método de gestão a ser utilizado, que na maioria das vezes é o método de PDCA. Ou seja, resumidamente é necessário inicialmente praticar o "P" do ciclo PDCA, se planejando antes de qualquer execução.
Para definir padrões das metas podem ser estabelecidos, por exemplo, através do benchamarking, ou seja, tomar como referencial o melhor resultado de uma empresa da classe, buscando melhorias que possibilitem que este resultado seja alcançado ( BOAS; REZENDE; SILVA; TURRIONI, p. 01, 2003 ).
Após a definição do método de gestão é preciso definir as ferramentas da qualidade a serem utilizadas, tais como: 5S, Brainstorming, 5W2H, Padronização, Treinamentos, Folha de Verificação, Diagrama de Causa e Efeito, Análise de Valor, Benchmarking, Gráfico de Pareto ou Critérios do PNQ. No entanto, vale lembrar que é preciso dados e informações claras para que se possa implantar o método PDCA ( MARIANI; PIZZINATTO; FARAH , p. 2, 2005 ).
A busca pela melhoria continua tem grande dependência das pessoas envolvidas, tendo ligação direta com o nível de conhecimento de cada uma envolvida.
O método de PDCA tem como foco central o ser pensante e atuante, pois em cada etapa do método existe a representação do homem como agente principal de qualquer sistema. Em outras palavras, para que se tenha uma boa gestão de melhoria é preciso de grande esforço para se obter uma mudança cultural dentro da empresa, onde as pessoas precisam ter o mesmo objetivo, o da busca constante de melhor eficiência e eficácia através do aprendizado e dedicação em sua função. Quase sempre é necessário, treinar os envolvidos para internalização dos processos melhorados. Toda mudança de processos afeta a organização inteira, ou seja, é  6 preciso treinar o pessoal para que toda a equipe entenda o que a mudança significa ( MARIANI; PIZZINATTO; FARAH , p. 2, 2005 ).

[...]

Artigo completo: