Aplicação de ferramentas de qualidade em uma oficina mecânica
Por FRANCEKELLY DOS SANTOS LIMA | 30/06/2016 | AdmFACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FRANCEKELLY DOS SANTOS LIMA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE UMA OFICINA MECÂNICA EM JUAZEIRO DO NORTE
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2015
1 INTRODUÇÃO
Clientes proprietários de veículos automobilísticos de pessoa física e jurídica, tem a necessidade de procurar serviços de reparos, buscando sempre serviços de qualidade numa oficina de confiança com boas práticas de manutenção preventiva.
A oficina Zé de Hercílio Diesel, além de prestar serviços, também oferece uma variedade de peças em sua loja para veículos de linha pesada tanto para reparos quanto para quem apenas compra peças. Todos os clientes recebem desconto de 10% somente nas peças caso pagamento seja à vista ou no cartão de débito, valores parcelados não há alterações no pagamento final e serviços não há desconto. Credibilidade, bom atendimento e peças originais de marcas reconhecidas são diferenciais que os clientes querem receber da oficina.
Este trabalho de intervenção define como o gestor desta empresa vai desenvolver atividades de melhoria da qualidade e eliminar possíveis problemas, começando pela divisão de setores. Foi feita uma Análise SWOT, identificando possíveis fatores interno e esterno que contribuem positivamente dando ênfase nas oportunidades e eliminado ou reduzindo fatores negativos. Outra ferramenta que identifica fatores no ambiente externo que afetam a competitividade e que a empresa utilizará, é as Cinco Forças de Porter. Este modelo permite analisar o grau de instigação do setor da economia.
Assim, o gestor desenvolverá planejamento estratégico adaptando-se rapidamente as novas exigências de mercado. Portanto foi necessário mudanças gradativas envolvendo o comprometimento de todos que trabalham nesta empresa para aplicação de fluxograma, ferramenta 5’S que implicaram numa eficiência da qualidade e comunicação diversificada.
Este trabalho de intervenção se justifica por identificar, analisar, propor e solucionar possíveis problemas detectados em uma oficina, implantando ferramentas de qualidade como os 5S que investe na limpeza, organização, um fluxograma na padronização de melhorias no atendimento e serviço. Esta ferramenta incentiva e zela pela convivência adequada dos funcionários, gestores e clientes, favorecendo clima de cordialidades indispensável para o bem estar, conduzindo a uma boa imagem da empresa.
A qualidade aplica-se a todos os departamentos da empresa e depende dos esforços de todos os envolvidos alterando-se na direção de melhorias continuas com ação abrangente e participativa para a obtenção de resultados bem definidos. Todo esse esforço aparece diretamente na interação com o cliente no qual este aparece ao longo de todo o processo, fornecendo contribuições para melhoria do setor automobilístico a diesel em estudo neste trabalho de intervenção.
Esta avaliação é de fundamental importância se considerar que propõem um planejamento baseado no padrão de atendimento de clientes e consumidores de forma a atendê-los de modo eficiente, proporcionando um processo corretivo e evolutivo de problemas, gerando mudanças e benefícios neste mercado dinâmico que está inserido, avaliando resultados obtidos numa analise crítica, garantindo a consolidação de sua própria estratégia de diversificação nos serviços prestado, garantindo retenção de clientes e se destacando entre os competidores.