ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, Presidente de Angola (1975-1979)

Por FRANCISCO MANUEL JOÃO | 20/07/2017 | História

O TESTEMUNHO DO MAIS VELHO CÉSAR FERREIRA DE CASTRO (Tio César)

No dia 15 de Setembro de 2016, estava em Catete, visitei o Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto. Em 16 de Setembro, houve a Conferencia na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, com o título “A Formação do Carácter do Dr. António Agostinho Neto”.

No dia 17 de Setembro de 2016, recordei dos relatos dos mais velhos que muito gostava de os interrogar, para conhecer e compreender os factos e os fenómenos. Lembrei-me de certo dia, no ano de 1986, em Calumbunze, ter questionado ao mais velho César Ferreira de Castro (Tio César), natural de Calumbunze, ferreiro e camponês de profissão, com habilitações literárias a 4ª classe, contemporâneo do Dr. António Agostinho Neto, sobre o que conhecia de Agostinho Neto. Ele respondeu-me: - «Agostinho Neto, nasceu em Caxicane, a 17 de Setembro de 1922, foi filho de um pastor da Igreja Protestante». Quis eu saber como foi a sua infância, sendo seu contemporâneo. O mais velho continuou: «- certo dia, quando ainda adolescente, a família de Agostinho Neto em trânsito de Caxicane para Luanda, pernoitaram aqui em Calumbunze na residência do Pastor da Igreja Protestante de Calumbunze, porque no dia seguinte tinham que apanhar o comboio que terminava em Calumbunze. Naquela noite, conheceu o Dr. Neto e o seu irmão mais velho. Ele, o Dr. Neto é o que mais falava. O irmão mais velho não falava tanto. O Dr. Neto, ainda adolescente, já dizia que, seriamos independentes, porque, esta terra é nossa, e não dos portugueses. Chegará o momento que nós dirigiremos a nossa terra… Esta, foi a tónica daquela noite que só ele falava.» Encerrando o tema, pois que, o Velho César muito tinha que me transmitir nas nossas conversas que eu tirava proveito no aprendizado da reparação da sua bicicleta que depois de pronta dava-nos em boleia, rematou: - Dr. Neto, foi uma pessoa singular… que estudava no sono… ele, na escola, já sonhava com a lição do dia anterior, não necessitava de ir a escola todos os dias. Ele foi um génio.

Não se tem falado do papel da mãe (quem foi) e da germandade (dos irmãos) do Dr. António Agostinho Neto, sobretudo a formação do seu carácter. Temas a serem investigados.

Francisco João