Antever o futuro da educação

Por Fernando Helder Cassimiro da Silva | 24/05/2012 | Educação

Gadotti (1994) observa que fazer um projeto significa lançar-se para frente, antever o futuro. O projeto é, pois, um planejamento em longo prazo, atividade racional, consciente e sistematizada que as escolas realizam para traçarem a sua identidade como organização educativa.

  Veiga (1998) nos faz Fazer um permanente de reflexão e de discussão dos problemas da escola. Existem vários caminhos para construção do PPP, uma vez que ele retrata o entendimento e o percurso possível trilhado em cada uma das escolas. Todavia, é possível apontar três movimentos básicos desse processo de construção do PPP denominados pela autora de: Ato Situacional, Ato Conceitual Ato Operacional.

  Paro (1999), assinala que toda instituição social carece de processos administrativos e a administração, em sua forma geral, refere-se à utilização racional dos recursos para obtenção de fins determinados. A definição desses fins é o mais fundamental nos projetos e não apenas a definição de algumas ações desvinculadas de um projeto maior da escola.

Ou seja, busca a autinomia tão desejada a uma unidade escolar. O Projeto Político Pedagógico vem proporcionar a escola um caminho de se obter: sucesso, qualidade, prevencão, trabalho seguro, trabalho uniforme, trabalhar conflitos, métodos de avaliação, religião, ou seja, educação de "qualidade".

 

Palavra-chave: Escola; Projeto Político Pedagógico; Qualidade; Autonomia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.

 PARO, Vitor Henrique. Administração escolar:  introdução crítica. 8  ed. São Paulo: Cortez, 1999. 

VEIGA, Ilma Passos A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.