Ansiedade

Por Darci Pereira Coimbra Junior | 06/02/2011 | Bíblia

Com muita freqüência vemos adolescentes e jovens e até mesmo adultos tomados por um dos grandes males desse dias: a ansiedade.
Em uma definição mais simples, pode-se dizer que a ansiedade é uma perturbação interior, causada por incerteza, receio ou medo. Receio e medo provocados por não saber se o que se espera vai acontecer do jeito desejado, medo da solidão, de não ser aceito(a)...
Geralmente o(a) jovem fica ansioso(a) em função da insegurança quanto ao seu futuro profissional, seu preparo intelectual para concorrer em pé de igualdade com as demais pessoas, e, juntamente com tudo isso, há jovens e adolescentes ansiosos e inseguros por causa da pressão, muitas vezes exagerada, da própria família, pois, afinal, é preciso "garantir o futuro".
Preparar intelectualmente e se profissionalizar é importante, contudo isso deve ser feito com o foco no propósito de promover o Reino de Deus no mundo. Seja como engenheiro(a), advogado(a), educador(a), médico(a), pastor(a), primeiramente estar na vontade do Senhor e ser sua testemunha. Tudo isso tem seus desafios e exigências. Não faça nada apenas porque será mais fácil, ou mais rápido, pois isso pode lhe custar caro.
Outros fatores que causam ansiedade na galera jovem são as questões afetiva e sentimental, ou seja: namorar. Tem gente aí que está, desesperadamente, à procura de alguém pelo medo de ficar sozinho(a), ou pelo simples fato de querer ter uma pessoa ao seu lado, ou, até mesmo porque o(a) amigo(a) está namorando e eu "sobrei". E para "solucionar" essa situação, muitos não estão a fim de esperar, então, começam um relacionamento cujo foco não é Deus. Aí, não dá outra: afundam...As conseqüências disso na área emocional, afetiva, espiritual e até física são inevitáveis e costumam ser desastrosas.
Quanto ao namoro, posso dizer que isso não é a coisa mais importante da vida. Namoro tem que ser no tempo certo e precisa valer a pena. Não há necessidade de namorar aos 13, 14, 15, 16 anos...Há certas emoções e compromissos que exigem mais maturidade para serem vivenciadas. Valorize o namoro a ponto de tratá-lo com a devida seriedade. Não ceda às pressões, não fique ansioso (a), não se entregue a certas fantasias.
Deparamos-nos a todo instante com encruzilhadas confusas,obstáculos e o seguinte questionário:Aonde pretende chegar?(Alice no pais das maravilhas) Se a resposta for não sei,a réplica da vida será instantânea : Então, qualquer caminho serve pra você.
Dependendo do nível da ansiedade, esta tira a capacidade de pensar com mais clareza, leva a pessoa a fazer escolhas não muito boas. "Ansiedade faz com que tentemos controlar ou interferir na situação para que tudo aconteça a nosso favor e nem sempre isso é positivo".
Seja qual for o motivo da ansiedade, lançar mão da Palavra de Deus, aplicar seus princípios é importante, pois a Palavra tem poder de cura, as promessas do Eterno são vivas e podem ser experimentadas a qualquer instante e em qualquer lugar, basta você crer.


Darci Pereira Coimbra Junior ? Servo do DEUS Todo-Poderoso ? Graça e Paz para vc meu amigo 