ANEMIA FALCIFORME: NOVOS RESULTADOS E TRATAMENTO

Por Dr. Antônio Silva | 07/04/2009 | Saúde

Além de nossas pesquisas, passamos alguns meses em contato com pesquisadores de várias partes do mundo que possuem algum estudo contra anemia falciforme. venho pondo em prática, através de um coquetel de plantas ricas em quercitina (ou quercetina) e taninos solúveis, os resultados dos estudos atuais mais concretos cientificamente a respeito do combate a anemia falciforme. A partir destes estudos, selecionei as plantas pata de vaca (Bauhinia forficata), erva mate (Llex paraguariensis) e extrato de chá verde (Camellia sinensis), como matrizes destes componentes descritos nos estudos. Nosso coquetel não é rico em ferro.

Nosso combinado se propõe não só a agir de forma ativa contra a doença (uma das principais armas é a concentração específica de quercetina e taninos solúveis existente no composto), como também a estimular o organismo a produzir substâncias importantes para este fim.

Nosso coquetel se baseia principalmente na quercitina em seu potencial antioxidante, protegendo de fato contra os danos da falcização, conforme já era conhecido por exemplo, neste estudo da Unicamp: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000239957

A hidroxiureia é o quelante de ferro que faz o estresse oxidativo diminuir. E é a hidroxiuréia o tratamento utilizado comumente pelos médicos. Mas a hidroxiuréia é uma droga quimioterápica tóxica e com efeitos colaterais que podem ser constatados em qualquer bula de medicmanto, confome mostra este observado pela ANVISA  (especialmente na página 6): http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25461-1-0%5D.PDF
Estes estudos que seguem são exemplos científicos de que o flavonóide quercetina (prinicpal aposta de nosso coquetel natural) também é quelante de ferro: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/89/102 ; http://www.ufsm.br/ppgbtox/Documentos/diss.carol%20wagner.pdf ; e há muitos outros.
 
MAIS INFORMAÇÕES:
Dr. Antônio Silva (pesquisador com doutorado em bioquímica e fitonutrição terapêutica)
EMAIL: versaonatural@hotmail.com 
SITE: www.versaonatural.webnode.com

Artigo completo: