ANÁLISE TÉCNICA DAS AÇÕES IBOV, RENT3 e GGBR3...
Por Deborah Galvani Matos | 28/10/2016 | Economia
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise gráfica de Candles diários das empresas Localiza (RENT3), Gerdau (GGBR3) e IBOVESPA (IBOV) no mercado de ações, no período entre julho de 2010 a julho de 2016. Para tal, irá utilizar-se da análise fundamentalista e técnica.
A análise fundamentalista apresentará uma visão geral da situação econômica de cada empresa no período determinado. Essa análise dá-se por meio da observação do percentual de lucros e perdas. Para os investidores é de suma importância ter informações da evolução da empresa diante do cenário econômico para que tomem decisões de investir e assim, otimizar os resultados de suas aplicações em ações negociadas na bolsa de valor.
Em contrapartida a análise técnica é, de acordo com Correia (2008), uma forma de analisar o mercado por meio da observação de gráficos e indicadores derivados dos preços. Esta análise utiliza-se de sinais que o mercado emite, sendo eles o preço, volume de negócios e o total de contratos em aberto.
Dessa forma, apresenta-se a análise dos principais fatores econômicos e eventos que impactaram as séries no período, identificando as principais tendências primárias, secundárias e terciárias; pontos de entrada e saída (compra e venda) trades vencedores.
2 ANÁLISE DA EMPRESA IBOVESPA
2.1 ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
O Ibovespa é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Quando o jornal informa que a bolsa subiu ou caiu é justamente sobre o IBOV que se comenta. O índice Bovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos em sua metodologia que são baseadas no volume negociado pelas ações e por seu valor de mercado. O objetivo do índice é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. O Ibovespa existe há 50 anos e ao longo das décadas se tornou um indicador de extrema relevância. Além de fornecer informações para o mercado em geral, o índice Bovespa é utilizado como indicador de referência para uma série de ativos e produtos de investimentos permitindo avaliar seu desempenho e gerando opções de investimentos. O ano de 2016 foi marcado até o momento por uma boa movimentação altista no Ibovespa, apesar do cenário de recessão econômica no país prevalecer, essa movimentação foi resultado de uma perspectiva de mudança na política do Brasil, que veio a se concretizar com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Credita-se uma parcela importante dessa tendência de alta, as cotações do minério de ferro que se valorizaram no mercado internacional desde janeiro e ao barril de petróleo que também se valorizou no mercado internacional. Alguns indicadores econômicos dão esperança de um 2017 melhor, principalmente os de confiança do consumidor, indústria e empresariado. Essa motivação de melhora na economia é devido a troca de governo. Diante do cenário positivo, acredita-se que a tendência de alta do Ibovespa deve permanecer no segundo semestre de 2016.
2.2 ANÁLISE TÉCNICA
No médio prazo, a tendência para a IBOVESPA continua de alta, mantendo a maior probabilidade de que a predominância da força compradora continue empurrando para cima os preços da empresa. Essa perspectiva é claramente observada pela formação de topos e fundos ascendentes para os preços da IBOV no gráfico diário, pelas médias móveis positivamente inclinadas e pelo volume financeiro maior nos dias de alta, conforme pode ser observado pelo indicador de acumulação/distribuição. No curto prazo, a perspectiva é neutra para os preços da empresa. Existe, entretanto, uma grande chance de movimentações mais explosivas para os preços caso ocorra o rompimento dos patamares mais próximos de suporte e resistência. Uma oportunidade de compra na IBOVESPA, poderá surgir caso os preços consigam romper a resistência em 53064(linha vermelha no gráfico), dentro de características ideais, cenário que abriria a possibilidade de liberação da força acumulada durante o processo congestivo e consequentemente de aceleração da tendência principal de alta. Seria interessante avaliar a venda dos papéis da empresa caso ocorra o rompimento do suporte, já que este sinal poderia colocar em dúvida a tendência de alta de médio prazo para os preços.
[...]