ANALISE QUANTITATIVA / QUALITATIVA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: Avaliação de empresas sob a ótica da estrutura de capital da Cia Cedro

Por Gabriel Pereira Lopes | 28/11/2017 | Adm

1 INTRODUÇÃO 
 
As decisões financeiras são importantes para perpetuar a empresa no mercado. Estas devem estar em consonância aos riscos de solvência, ou seja, que consideram os índices de liquidez e ao o ciclo financeiro voltado para tomada de decisão, que são imprescindíveis ao gestor financeiro que deseja garantir com suas obrigações.  
A análise da estrutura financeira envolve uma série de indicadores importantes que são usados para monitorar os pontos econômicos e financeiros e, assim, verificar se a empresa é capaz de honrar todos seus compromissos sem comprometer sua “saúde”.  
Existem diversos fatores que podem influenciar positiva ou negativamente a situação econômica e financeira da organização. Tais fatores podem ser internos ou externos da empresa. Sabendo que a mesma necessita de recursos do meio externo ao qual deve se relacionar, por consequência, acaba contraindo obrigações que deve honrá-las em um determinado momento. Todavia, durante o processo de sua atividade, seja a comercialização de produtos ou a transformação de recursos em produtos destinados a venda, é certo que a empresa passa, também, a adquirir direitos, isso decorrente dos seus valores a receber, de investimentos aplicados, de impostos a recuperar, entre outros.  
O presente trabalho propõe a abordar alguns dos principais indicadores, a importância e utilização dos índices, os reflexos positivos e negativos da composição da estrutura de capital, os indicadores que transmitem a que ponto está à rentabilidade da organização.  
Estes procedimentos serão aplicados com base nas demonstrações financeiras da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira com o objetivo de tornar evidente a importância de tais indicadores ao analisar a estrutura de capital das entidades. 

Artigo completo: