ANÁLISE ECONOMÉTRICA - Equação De Demanda Por Moeda

Por Caio Henrique Souza Dias | 20/04/2018 | Economia

1 INTRODUÇÃO

A Política monetária nada mais é do que o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos, ou seja, recolhimento compulsório, redesconto bancário, operações com títulos públicos, controle e seleção de crédito.

Seu objetivo principal consiste em garantir o bem estar da sociedade. Entretanto, como Keynesianos e Monetaristas dificilmente chegam a um consenso de como programa e aplicar a politica monetária, esta se torna bastante complexa.

Existem dois tipos principais de politica monetária, a ativa e passiva. Na política monetária ativa o Bacen controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda, Já na política monetária passiva: o Banco Central visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.

O COPOM (Comitê de Política Monetária) foi criado com intuito de dar uma maior transparência e credibilidade aos processos decisórios a respeito da politica monetária. Este tem como objetivo principal estabelecer as diretrizes da politica monetária além de definir a taxa de juros vigente. Desde sua criação, o regulamento do Copom sofreu uma série de alterações no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiram as mudanças de regime monetário.

Artigo completo: