ANÁLISE ECONOMÉTRICA: A relação entre variáveis econômicas na determinação da demanda por moeda do primeiro trimestre de 1996 até segundo trimestre de 2017

Por karolina franca lauria | 12/04/2018 | Economia

1 INTRODUÇÃO

O Banco Central do Brasil (BACEN), foi criado durante o período de Regime Militar em 31 de dezembro de 1964, através da lei de número 4.595. A criação do Bacen, tinha objetivo de delimitar as funções das políticas governamentais e da proteção da moeda. Dentre suas funções estão: a emissão e guarda de papel moeda, compra e venda de títulos, controle dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais, controle da taxa básica de juros e execução das políticas monetárias e cambiais. (BRASIL, 2015).

O Banco Central do Brasil (Bacen) é o órgão do governo responsável pela guarda da moeda nacional e da estabilidade inflacionária. Ele executa as políticas monetárias orientado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), tendo como objetivos a emissão de papel moeda, a manutenção das reservas internacionais, a formação de poupança, a liquidez monetária e a estabilidade da econômica, a fim de fomentar o desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional.

Para que o Bacen execute suas funções de forma transparente e ritual adequado ao processo decisório, em 20 de junho de 1996 foi instituído o Comitê de Política Monetária (COPOM), com o objetivo maior de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.

É notório salientar que para sistematizar a meta inflacionaria, adotou-se o Decreto 3.008, em 21 de junho de 1996, tendo em vista que as decisões do COPOM teria como função cumprir as metas de inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ainda de acordo com o mesmo decreto, caso as metas estipuladas não forem atingidas, o presidente do Banco Central, deve divulgar os motivos que levaram ao descumprimento, assim como as providências e prazos para o retorno da taxa de inflação ao limite estabelecido através de uma carta aberta ao Ministério da Fazenda.

Pode-se observar que existem duas importantes correntes do pensamento econômico que divergem a respeito do papel do Banco Central sobre a estabilidade econômica, os monetaristas e os Keynesianos: Os monetaristas veem como única preocupação a estabilidade do nível de preços, através de políticas monetárias contracionistas, e os Keynesianos, entendem que a estabilidade deve ser levada em consideração junto ao nível de emprego, e as decisões do BACEN podem auxiliar por meio de políticas monetárias expansionistas.

Artigo completo: