Análise do Filme Sociedade dos Poetas Mortos
Por Maria Anunciação Souza | 29/07/2009 | ResumosAnálise do filme Sociedade dos Poetas Mortos:
Este filme certamente fará com que nós, estudantes de graduação, tenhamos uma visão diferenciada da importância da educação num contexto social e político; percebendo que é através da interação entre educador e educandos que se dá a aprendizagem de forma construtiva, em busca de uma melhor formação social e pessoal a todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Inicialmente, aparece numa escola conservadora e tradicionalista um professor com uma nova proposta de educação. Suas idéias pedagógicas levam em conta que cada um é o sujeito de sua aprendizagem, refletindo sobre o objeto de conhecimento, fazendo hipóteses sobre o que ela representa e como ela funciona.
A interação entre os indivíduos que pensam de maneira diferente é fundamental para que eles avancem em suas concepções sobre o conhecimento.
De acordo com o modelo epistemológico construtivista citado por Fernando Becker, o planejamento das situações de aprendizagem deve partir e desafiar os estudantes, oportunizando o clima de pesquisa, onde os alunos testam suas hipóteses na busca de soluções para os problemas que irão resolver. Isto é mostrado no filme, quando o professor John Keating faz com que os rapazes subam nas classes e tentem enxergar a sala com um outro olhar, de um novo ângulo. A partir desta dinâmica, incentiva o gosto pela poesia, despertando a autonomia de seus alunos para escrever sobre idéias e sentimentos mais profundos, fazendo também com que tenham uma visão crítica da sociedade em que viviam, bem como de seu sistema educacional rígido demais.
Uma cena que "mexeu" com meus sentimentos, foi quando apareceu um aluno sendo punido com o uso de palmatória, pelo superior do colégio de rapazes, pois envolveu um castigo físico como forma de punição contra todos que se opusessem ao sistema educacional. Vejo que os estudantes tinham plena razão ao contrariarem toda aquela repressão, pois até os conteúdos que eram trabalhados não estavam de acordo com os interesses dos alunos.
Contudo, eles sofriam uma enorme cobrança por parte de seus pais para tornarem-se grandes profissionais, bem-sucedidos no mundo dos negócios, infelizmente acreditando-se naquele tempo que, era na escola tradicional que estes "projetos" de profissionais virariam moldes exemplares no futuro. Certamente, as marcas que o professor Keating deixou na vida destes garotos jamais se apagaram, possibilitando assim, uma diferente leitura de mundo, que dá ênfase à expressão "Carpe diem": aproveite o dia!