Análise de balanço - Por que utilizar esta ferramenta?

Por Nicholas Giridhari Batista Darrosa | 15/02/2011 | Adm


Atualmente as empresas possuem suas visões direcionadas a idéia de valor. Desta forma há a necessidade de ferramentas que as dê subsídio para atingir essa visão. Sendo assim, a contabilidade gerencial propõe ferramentas para que estas missões sejam alcançadas dentro das organizações. Destarte, esse ponto de vista fortalece o seguinte conceito de Atkinson : "Contabilidade Gerencial ? informação que cria valor".
Anthony afirma que "a contabilidade gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração". Com esta idéia, percebe-se a importância das análises das informações obtidas através das ferramentas contábeis e, uma destas ferramentas de grande importância, principalmente aos gestores, é a análise de balanço. A análise de balanço é um instrumento que auxilia o gestor no processo decisório, uma vez que aponta possíveis oscilações dentro da organização, em outras palavras, mostra os pontos autos e baixos da empresa.
Um ponto a ser analisado, também, é a idéia de concorrência, que leva o gestor a querer saber como anda a "vida" de determinada empresa considerada como concorrente. Esse interesse pode ser alcançado através de balanços publicados, dano a oportunidade de se "armar" para possíveis ameaças de concorrência, sendo assim, fazendo-se valer da afirmativa de Padoveze , onde "a análise de balanço é importante para o conhecimento econômico-financeiro de outras empresas".
A análise de balanço tem por finalidade o acompanhamento mensal dos indicadores escolhidos e desta forma, pode-se ter uma visão real das operações e do patrimônio da empresa, servindo como apoio no processo decisório. Sendo assim, seu objetivo é "a avaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros" (Padoveze. 2000). Desta forma, auxilia na avaliação sobre a empresa, equivalendo-se de diversos cálculos matemáticos aplicados ao balanço patrimonial e no demonstrativo de resultados, norteando para a construção de alternativas futuras e assegurando o bom andamento da organização.

Palavras-chave: Auxílio. Ferramenta. Avaliação. Decisão


ATKINSON, Anthony. [at all.]. Management accounting. 2ª edição. Upper Saddle River: NJ, Price Hall, 1997. Pág. 14.
ANTHONY, Roberto N. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 1979. Pág. 17.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000. Pág. 131.