Análise das dificuldades no processo de ensino – aprendizagem de Óptica Geométrica: um estudo com alunos da 9a classe da Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane – Quelimane

Por Edmilson Estevao Azevedo | 11/07/2022 | Educação

CAPÍTULO I 

1. Introdução 

A Física é uma ciência que procura explicar os fenómenos da natureza, referentes à matéria, à energia e à radiação bem como as suas interacções com o meio em que vivemos.

Entretanto esta sendo uma disciplina escolar, tem uma grande conexão com problemas relacionados com os fenómenos físicos da natureza onde nos traz uma visão dinamizadora do ensino da Física, no que refere – se aos seus métodos de ensino da mesma e o papel que os professores devem ter em relação ao processo de ensino – aprendizagem. Assim, o presente trabalho tem como tema de abordagem: Análise das dificuldades no processo de ensino – aprendizagem de Óptica Geométrica: um estudo com alunos da 9a classe da Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane – Quelimane.

É de salientar que nós nos deparamos com os fenómenos físicos todos dias no nosso quotidiano, é deste modo que surge a necessidade de se desenvolver esta pesquisa com objectivo de relacionar esta área do saber com os respectivos fenómenos que estão presente no nosso dia – a – dia, como forma de ver até que ponto a física esta presente em nossas vidas e no âmbito do ensino desta disciplina, particularmente na escola em estudo.

O presente trabalho está dividido em quatro (4) capítulos, no primeiro capítulo encontramos a introdução, justificativa, objectivos e hipóteses no segundo capítulo teremos a metodologia, onde são descritos os métodos aplicativos e avaliativos ao nosso alvo de estudo. Usaremos uma pesquisa do tipo quantitativa, com a qual estabeleceremos critérios, métodos e técnicas para a elaboração do questionário que servirá de apoio para o nosso questionamento, possibilitando – nos esboçar uma possível análise no final da nossa pesquisa. 

No terceiro capítulo encontraremos a localização e descrição geográfica do local ou da área em estudo, já no quarto capítulo iremos ter o marco teórico ou seja a fundamentação teórica, onde faz – se uma apresentação dos conceitos básicos relacionado com o tema em estudo. 

1.1. Problematização

O ensino de ciências naturais, assim como o de qualquer outra componente curricular, vem atravessando inúmeras dificuldades em seu processo de desenvolvimento, como também no ensino – aprendizagem. Problemas como estes já vêm sendo detectados há um tempo. Com a necessidade de encontrar o que ocasiona ou gera essas dificuldades no ensino, faz – se necessário uma busca de análise para a tal causa, e descobrimento dos mesmos, apontando assim algumas possíveis soluções.

O ensino de física em Moçambique em particular em Quelimane concretamente na Escola Secundária geral Eduardo Mondlane enfrenta várias dificuldades de aprendizagem e falta de interesse por parte dos alunos. Para maior parte dos alunos da escola em estudo, a física não passa de um conjunto de códigos e formulas matemáticas a serem memorizadas. 

Em geral, estes alunos não fazem uma conexão entre a Física aprendida e o mundo ao seu redor. Entre as causas dessas dificuldades no aprendizado de Física esta à falta de uma metodologia moderna tanto de ponto de vista pedagógico quanto tecnológico. 

De uma forma geral o processo educativo é complexo e essa complexidade envolve vários factores que contribuem para aprendizagem do aluno sobre a óptica geométrica tais como: a motivação por parte dos próprios alunos, a maneira como as aulas são ministrada e a metodologia usada pelos professores. Contudo, com a pesquisa levanta – se a seguinte questão de partida.

Quais são as dificuldades encontradas pelos alunos da 9a classe da Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane – Quelimane na aprendizagem de Óptica Geométrica?

viii


1.2. Justificativa

A Óptica Geométrica é uma parte da Física com grande importância no mundo, na sociedade e no nosso dia – a – dia. Algumas das suas aplicações podem ser observadas em instrumentos utilizados para corrigir defeitos visuais (MENDES, 1988).

A escolha do tema foi motivada pelo facto de que o pesquisador ter sido aluno da escola em estudo, no qual face as aulas assistidas quando era aluno desta escola em estudo, preocupam o autor pela fraca abordagem dos conteúdos relacionados com a Óptica Geométrica. Salientar que o pesquisador verificou nos professores uma fraca abordagem dos conteúdos relacionados com a Óptica Geométrica. 

É de realçar que o tema é de grande interesse, porque irá ajudar de modo que os futuros professores de Física venham ganhar mais motivações na implementação de estratégias que proponham uma boa abordagem dos conteúdos relacionados com a Óptica Geométrica nas aulas de Física. 

Acredita – se que a maioria das dificuldades dos alunos da escola em estudo na aprendizagem esteja relacionada à falta de material didáctico experimental para as aulas dos conteúdos da Óptica Geométrica e há inexperiências dos professores com os conteúdos relacionados com a Óptica Geométrica, factores como estes, proporcionam a proposta de pesquisa. 

Este trabalho servirá de apoio para os futuros pesquisadores que de certa forma irão abordar aspectos aqui mencionados ou relacionados a este trabalho e também de salientar que mesmo servirá de material de consulta para futuros estudos subsequentes a estes.

[...]

Artigo completo: