ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS EM 2017

Por Willian Almeida Santos | 09/11/2017 | Adm

SILVA, Júlia ¹

NASCIMENTO; Roberta ¹

LIMA, Sther ¹

ALMEIDA, Willian ¹

ALVES, Marcos²

 

RESUMO

A Educação Financeira proporciona meios para que as pessoas gerenciem seus recursos de forma eficaz. Assim, o presente artigo se justifica por se tratar de um tema pouco discutido no ambiente universitário, e devido ao fato de que no Brasil as pessoas não possuem uma cultura onde aprendem sobre as ferramentas financeiras. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a forma que o conhecimento sobre educação financeira influencia os acadêmicos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.  Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, e como técnica a pesquisa de campo, através de questionário estruturado. E como método de análise utilizou se à amostragem probabilística resultando em 126 informantes do Centro de Ciências Sociais aplicadas da Universidade Estadual de Montes Claros, no campus Darcy Ribeiro. Os resultados revelaram que da amostra a maior parcela está na faixa etária dos 18 a 24 anos, e não utilizam nenhum tipo de controle, e gastam à medida que surgem as necessidades, 84,13% afirmaram ter conhecimento sobre educação financeira através das próprias experiências, mas quando indagados se conhecem sobre alguns temas da educação financeira e finanças pessoais, a média demonstrada ficou entre dois e quatro, em uma escala de 1 a 5. Com relação ao perfil como investidor, identificou que preferem investir em poupança, obtendo segurança, mas 1,59% investem no mercado de ações, que tem maior risco e diversificação. Desse modo chegouse á conclusão que os acadêmicos adquiriram o conhecimento sobre educação financeira através de experiências já vividas; nota-se que não costumam fazer planejamentos orçamentários, mas se preocupam em contrair dívidas. 

Palavras chave: Educação Financeira, Sistema Financeiro e Finanças pessoais.

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Frankenberg (1999), existe um aumento na venda de produtos e serviços pelas instituições financeiras e é de grande importância que os indivíduos possuam um razoável nível de conhecimento acerca do sistema financeiro, o que segundo dados do Banco Central do Brasil (BCB, 2010) não é uma realidade vivida pela população, onde grande parte possui pouco conhecimento ou desconhece os acessos ao sistema financeiro, apesar de todos os municípios possuírem algum acesso ao sistema, seja por meio de bancos, cooperativas ou correspondentes. A falta de conhecimento acerca do sistema financeiros pode trazer consequência negativas, como o endividamento e a partir daí se faz necessário possuir um planejamento financeiro, a fim de evitar contrair dívidas de qualquer natureza. ¹ Alunos do 6° período de Administração orientados pelo Professor e Mestre Marcos Alves², disciplina APCA 2 A população em sua grande maioria não possui conhecimentos em técnicas financeiras para utilizarem o dinheiro de forma mais eficiente e econômica, seja para fins de investimento ou para realização de algum projeto de consumo imediato. Diante desses fatores, confirma-se a importância do conhecimento acerca da educação financeira, visto que pessoas educadas financeiramente tendem a planejar melhor suas compras e cumprem seus compromissos financeiros. A partir dessas observações este artigo aborda a importância da educação financeira, avaliando o conhecimento dos acadêmicos dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Desta forma será possível analisar como o conhecimento financeiro auxilia os estudantes na tomada de decisões quanto á suas finanças pessoais. O presente artigo se justifica ainda, por tratar de um tema complexo e pouco discutido em âmbito universitário. Tendo em vista que são abordados conteúdos relacionados à Administração Financeira que possui grande valia e agrega valor a formação dos futuros acadêmicos. Como problema norteador levantou-se a seguinte questão: De que forma o conhecimento sobre educação financeira influencia os acadêmicos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unimontes - Campus Darcy Ribeiro, quanto à suas finanças pessoais? Para responder a tal questão foi definido como objetivo geral analisar a forma que o conhecimento sobre educação financeira influencia os acadêmicos do CCSA. Com o propósito de melhor desenvolver este objetivo foram definidos os seguintes objetivos específicos: verificar o perfil dos acadêmicos do CCSA, analisar o conhecimento financeiro dos acadêmicos sobre educação financeira e avaliar a tomada de decisão quanto às finanças pessoais.

Artigo completo: