Análise Crítica do capitulo 6 do texto Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança.
Por Jéssyca Karolina | 21/05/2021 | EducaçãoAnálise Crítica
Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança.
Jéssyca karolina M. F. Santos
As autoras do texto do capítulo 6 (apostila, pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas) abordam uma discussão sobre “como ensinar” que é um desafio para a didática, sendo um desafio ainda maior na educação infantil. Elas debatem sobre o não ensinar na educação infantil, assunto esse que é bastante discutido, devido alguns pesquisadores falarem que devesse privilegiar o não ensino. Segundo elas, quando os pesquisadores defendem essa teoria, então assumem que a educação infantil se torna limitada, tendo as práticas pedagógicas não alcançadas. E de fato, muitos acham que na educação infantil, a didática deve acontecer de qualquer jeito, não possuindo planejamentos e sem objetivos alcançados.
Ensinar na educação infantil é um grande desafio, pois muitos pensam que é somente brincar e colorir. Os professores encontram dificuldades para alfabetizar essas crianças, sendo uma grande responsabilidade para eles. De acordo com o texto, dentro da didática, existe toda uma organização entre os elementos que são os objetivos, conteúdos e metodologias, pois os docentes necessitam ter objetivos, e sendo esses alcançados, seguido dos conteúdos que precisam ser de qualidades e as metodologias que devem ser enriquecedoras, diversificadas e dinâmicas. Tudo isso para que a formação da criança aconteça de forma correta.
As crianças trazem uma bagagem de casa quando chegam a escola, e esse aprendizado que as mesmas trazem, devem ser aproveitados. O professor deve conhecer a sua cultura, suas experiências e usar isso no processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos ministrados em sala de aula devem ser escolhidos de forma criteriosa, dinâmica, onde esses alunos muitas vezes irão aprender de forma lúdica. Muitos pensam que ensinar na educação infantil é de qualquer jeito, não precisa se organizar e tampouco fazer planejamentos. Mas atualmente, essa concepção tem mudado e alguns pesquisadores reconhecem como sendo fundamental, traçar metas, ter objetivos, metodologias que visam promover o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Portanto, é necessário rever os conceitos sobre a educação infantil, pois esta é a base de todo o ensino.
REFERÊNCIAS
Maria, lucinéia lazaretti; Aparecida, maria mello. Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. Uberlândia:Navegando, 2018. Cap. 6. p. 117-131.