ANÁLISE COMPARATIVA DO TEOR DE SÓDIO EM SUPLEMENTOS DE WHEY PROTEIN...

Por João Victor Pardini Pereira | 25/01/2017 | Saúde

ANÁLISE COMPARATIVA DO TEOR DE SÓDIO EM SUPLEMENTOS DE WHEY PROTEIN MEDIANTE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS CONTIDAS NO RÓTULO

RESUMO 

Nutrição e atividade física têm uma importante relação, sendo que, por meio de uma nutrição adequada com ingestão equilibrada de todos os nutrientes, pode-se melhorar a capacidade de rendimento do organismo. Cada vez mais pessoas têm buscado, através dos exercícios físicos, a redução da massa gorda, o aumento de massa muscular, o controle de doenças e um corpo que se encaixe nos padrões atuais de beleza, porém muitos querem que os resultados apareçam rapidamente e nesta busca rápida por resultados, resolvem utilizar suplementos alimentares. As proteínas do soro do leite ou Whey Protein são um dos suplementos mais utilizados para ganho de massa muscular e por ser um produto industrializado possui sódio como um dos seus componentes. O objetivo do trabalho é analisar o teor de sódio em suplementos de Whey Protein mediante informações nutricionais contidas no rótulo. Foram analisados os conteúdos de sódio em rótulos de embalagens de suplemento alimentar Whey Protein Isolado e Concentardo de 42 marcas disponíveis no mercado. Para cada marca foram avaliadas apenas do sabor chocolate, somando um total de 84 rótulos. Concluiu-se que a WPI em relação à WPC apresenta um menor teor de sódio, porém há uma discrepância em relação à quantidade de sódio das marcas analisadas e torna-se importante verificar os rótulos na hora de comprar os produtos, já que nenhum deles alertaram ao consumidor com relação aos perigos da auto suplementação e da quantidade de sódio presente.

Palavras chave: Suplementação, hipertensão, nutrição esportiva.

1 INTRODUÇÃO

Nutrição e atividade física têm uma importante relação, sendo que, através de uma nutrição adequada com ingestão equilibrada de todos os nutrientes pode-se melhorar a capacidade de rendimento do organismo (PEREIRA; CABRAL, 2007).

Tem sido cada vez mais comum o uso de suplementos proteicos associados a programas de treinamento com pesos para ganho de massa muscular (TERADA et al, 2009), sendo que, esses exercícios podem também melhorar a saúde e a qualidade de vida do praticante (COELHO et al., 2009). Com isso, o mercado de suplementos oferece produtos que podem ter ações e finalidades como hipertrofia muscular, redução da massa gorda e auxilio na redução do peso corporal, melhora na resistência e na recuperação pós-exercício, além de prevenir doenças, propondo a obtenção desses resultados mais rapidamente (FONTENELE; LUNA, 2013).

Cada vez mais os suplementos estão sendo utilizados, porém nem todos os consumidores recebem orientação de um profissional adequado e o uso inadequado dos mesmos pode causar danos à saúde (LOURDES; IZETTI, 2013).

As proteínas do soro do leite ou Whey Protein têm rápida digestão e absorção intestinal, o que proporciona elevação da concentração de aminoácidos no plasma, estimulando a síntese proteica (TERADA et al., 2009) e é um dos suplementos mais utilizados para ganho de massa muscular (SOARES, 2014).

As empresas de suplementação têm colocado em suas fórmulas, além das substâncias associadas a um possível efeito ergogênico, uma variedade de vitaminas e minerais, alegando que isso ajudaria na melhora do desempenho e entre estes micronutrientes, está o sódio (PIMENTEL; MOREIRA; SILVA, 2007).

O excesso no consumo do mineral sódio está ligado ao desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas como: hipertensão arterial, doenças renais e cardiovasculares (DCV) (BOSCARI; PEREIRA; 2015).

Atualmente muitas pessoas usam erroneamente os suplementos alimentares sem saber sua dosagem correta, o teor de nutrientes que estes contem e se podem comprometer a saúde, principalmente em se tratando daqueles que contenham em sua composição o mineral sódio, pois seu uso excessivo pode trazer sérios riscos à saúde, sendo necessário identificar o teor prevalente de sódio em diferentes marcas de Whey Protein como forma de alerta a que o uso de suplementos sem orientação pode trazer sérios riscos a saúde.

[...]

Artigo completo: