Amor

Por Jéssica Laiz Carvalho dos Santos | 24/10/2013 | Família

Amor

O amor é vivido na vida de cada um de uma forma, ou seja, cada ser humano distingue ou define o amor da forma que mais lhe convém ou que se torne mais fácil ser vivido.

Mesmo na correria em que o mundo vive hoje as pessoas ainda falam muito do tão grande e sonhado amor, aquele que nada abala. Esse mesmo amor de que tanto se fala é muito lindo nas palavras, mas as pessoas esquecem de vivê-lo a cada dia. O amor é o mandamento mais importante de Deus –

“ Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?

- Ame ao Senhor , seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro : Ame os outros como você ama a você mesmo.” Mateus 22. 36-39.

Deus nos ensina que o amor é o mais importante em nossas vidas, sem ele nada vale a pena, mas as pessoas anseiam por amar, porém, não sabem amar, não conseguem enxergar o próximo, não se sensibilizam com a necessidade do outro, são egoístas, querem tudo pra si mas nada sabem dividir, querem tudo de Deus mas não se doam a Ele.

Amar é muito mais do que palavras, é um sentimento de dimensão muito maior do que imaginamos, podemos ir muito além se amarmos de todo coração, amar a Deus, a vida, a natureza, os animais, o próximo. Temos que parar de amar para beneficiar a nós mesmos e aprender a amar para fazer o outro feliz e assim seremos felizes.

Hoje nós amamos alguém que seja útil para nós, que nos beneficie em qualquer área e esquecemos do amor gratuito, o amor que vem de Deus. Quando aprendemos a amar a Deus sobre todas as coisas aprendemos a amar o próximo por simplesmente amar sem esperar um “presente”, mas pelo simples, leve e prazeroso prazer de sentir o amor bobeando em nossos corações.

O verdadeiro amor transforma corações, exala perdão, distribui sorrisos, dá saúde ao corpo adoecido, acende o brilho no olhar, traz luz à eterna escuridão.

Paulo não coloca o amor entre os dons de Deus, pois os dons variam de acordo a vontade de Deus, mas o amor é para todos, os dons duram pouco tempo e o amor dura para sempre.

“ Quem ama é paciente e bondoso, quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta, não fica irritado nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz coisa errad, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém tudo suporta com fé, esperança e paciência”. 1 Corinthians 13.4-7.

Essa passagem define da forma mais  o amor, mas o amor como sendo um sentimento tão puro não pode vim de nós seres humanos pecadores e sim de Deus, através do seu Espírito Santo. Para aprendermos a amar temos que pedir auxílio de um ser maior, temos que ser movidos pelo poder do Espírito Santo, pois, ser paciente e bondoso com o marido, esposa, pais, filhos quando os seus erros nos irritam e magoam, quando suas atitudes nos trazem sentimentos negativos eu diria que é impossível se não houvesse a mão de Deus em nossos corações.

Em vez de cultivarmos o ódio por um erro de alguém, plantarmos amor no jardim dessas pessoas talvez no mundo não teria tanta violência no trânsito, talvez o número de divórcios não cresceriam a cada ano, talvez os filhos não matassem os pais e vice-versa. O amor é como uma rosa, precisa ser cuidado e regado a cada dia para sua beleza reflita no jardim em volta.   

 

Artigo completo: