Amor e Revolução

Por David Stravate Rabello | 25/10/2012 | Resumos

A obra " A hora da luta " que se passa no Brasil envolve política e romance entre o casal Beto e Lúcia Helena.

O livro de Álvaro Cardoso Gomes, conta uma história passada na década de 60 que envolve revolução e paixão. Beto tipico jovem do interior vem para a capital de São Paulo em busca de melhores condições de vida e emprego, e acaba ficando junto com Lúcia Helena que era sua paixão a tempos, nisso ele acaba aproveitando para conhecer a cidade e conhecer novas pessoas.

"A hora da luta" na edição da FTD contém 189 páginas além de duas pequenas introduções contando um pouco sobre quem é o autor, e também quem é o ilustrador Rogério Borges...

Mas há um grande problema na edição que é a má distribuição de capítulos, são em cerca de noventa capítulos para as poucas páginas do livro, alguns só oculpam uma folha e isso pode confundir o leitor para saber as etapas da vida do personagem, sobretudo o livro ainda tem a adição de muitos detalhes pequenos que são desnecessários piorando a leitura e tornando-a mais cansativa. Concluindo, são tantos detalhes que, se excluidos diminuiria o número de páginas no livro.

Álvaro Cardoso Gomes que nasceu em 28 de março de 1944 na cidade de Batatais é formado na USP (Universidade de São Paulo) em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira, e começou a gostar de livros desde a sua infância começou a escrever os seus e depois "nunca mais" parou. Escreveu ficção, poesia, literatura juvenil e infantil e livros acadêmicos.

Beto & Lúcia Helena na verdade é uma coleção de livros, os outro títulos são:

"O Diário de Lúcia Helena" e "A História Final" ;

O livro do diário é o lado de Lúcia da historia e o outro livro conta a história final do casal e o final da saga desta coleção.

Personagens do livro desta resenha são bem distribuidos e participativos no contexo da obra porém alguns são xatos, como por exemplo o Beto que é o protagonista principal, vive reclamando e falando que está cansado, isso se torna repetitivo de mais pois ele cita isso quase todo dia que se passa nas páginas do livro. Algumas palavras usadas são antigas, estranhas ou incompreensiveis e seus significados não aparecem em algumas edições.

A carreira do escritor deste livro é ótima e a maioria de seus livros são bons mas infelizmente ele vacilou na coleção aqui apresentada, "A hora da luta" mistura muito as coisas e acaba detalhando muito algumas partes e deixando outras de lado. Não soube combinar amor com revolução e deu no que deu...

Concluindo o livro não é bom e não deveria pertencer ao público juvenil porque é de díficil entendimento, não prende a atenção do leitor e é desinteressante. 

Observação final:

Não julgue o livro pela capa pois a capa e o título deste livro chamam a atenção, mas o conteúdo decepciona.