Amor e Glória

Por Lucas Tachibana Oliveira de Godoy | 26/10/2012 | Literatura

                     

 O livro ´´A Hora da Luta`` de Alvaro Cardoso Gomes, publicado em 1999, traz uma história ambientada nos anos 60, reconstruindo alguns dos eventos acontecidos em São Paulo, como a ditadura militar da era Goulart mostrando-os pelos olhos do protagonista.

 No inicio da história Beto, um jovem do interior se decide mudar para São Paulo em busca de uma vida melhor assim como sua namorada Lúcia Helena, sendo assim ele passa a morar em uma academia de ginástica  com seu melhor amigo Batata, e lucinha com sua tia Olívia, uma senhora bastante séria, o que dificulta muito, pois não pode ficar com sua namorada sem a presença da tia por perto .

Logo arrumou um emprego no banco e fez sua matricula na escola, o que deixou seu pai muito contente pois quando adolescente Beto não queria saber de estudar, seu pai até chamava sua atenção mas sua mãe sempre acreditou dizendo para o marido ´´calma um dia ele ainda cai na realidade``, logo foi morar em uma pensão, onde acaba conhecendo Valentim, um jovem revolucionário.Depois de alguns dias Beto se envolve com um grupo de estudantes da USP, que pretendem impedir os reacionários, mas acaba se envolvendo ate de mais, o que pode prejudicar seu relacionamento com Lúcia e seu emprego.A história se desenrola a partir deste ponto.

 Depois de um certo tempo lendo a história, alguns podem se cansar do comportamento dos personagens.Um deles é o próprio protagonista Beto, pois ele muitas vezes se mostra revoltado, e sempre muito repetitivo em suas palavras.

A história traz detalhes em excesso, o que pode ser cansativo em um livro desse tipo, que tem 189 páginas, nos quais são divididos em 96 capítulos, na edição da FTD.

 O autor Álvaro Cardoso Gomes nasceu em Batatais, Estado de São Paulo.Com três anos de idade, mudou-se para Lucélia, cidade do interior paulista.Lá, numa casa com uma pequena biblioteca no porão, torre e um grande quintal cheio de árvores frutíferas, começou a desenvolver o gosto pela leitura. Somente em 1978 pode publicar seu primeiro livro de contos, A Teia de Aranha.Seguiram-se então O Senhor dos Porcos, e o Sereno Cristal. Logo ganhou em 1982 o prêmio Bienal Nestlé de literatura com o romance O Sonho da Terra.

Concluindo, eu achei uma história interessante porém muito cheio de detalhes e cansativo, o que acaba com a paciência do leitor.