Ambiente Econômico Empresarial

Por Patricia Teixeira Bernardo | 13/11/2017 | Adm

Adm. Patrícia Teixeira Bernardo

            O Brasil vem passando por um momento delicado, tato para a sociedade como para as empresas, seja na busca de permanecer no emprego, seja na busca de melhores resultados. O trabalhador tenta se manter no trabalho e as empresas tentam diminuir custos e aumentar os resultados.

            Mediante esse cenário é essencial que ambos, trabalhador e empresa, façam um planejamento para o enfrentamento da crise. Esse momento de crise desafia os negócios e diminui gradualmente as perspectivas de crescimento, fazendo com que as empresas recorram a processos de reestruturação. Mas, uma reestruturação não envolve somente renegociação de dívidas ou vendas, ela vai muito além.

            O trabalhador também precisa fazer uma reestruturação. Precisa buscar capacitação e qualificação para encarar o atual mercado de trabalho, mesmo tendo o perfil que a empresa deseja.A atual conjuntura exige uma postura diferenciada. As empresas estão elaborando estratégias para reduzir ao máximo os custos e isso, com toda certeza, inclui a folha de pagamento.

O cenário para o trabalhador

            Para enfrentar o atual mercado de trabalho, o trabalhador precisa cada vez mais se qualificar e se capacitar. Para se inserir nas exigências desse mercado globalizado e em circunstância de crise, o trabalhador tem que investir em sua qualificação, sejam em conhecimentos técnicos específicos, conhecimentos de tecnologia da informação, saber trabalhar em equipe, saber realizar a análise de SWOT, entre outros conhecimentos, ou seja, deve buscar sempre melhorar.

            Com as empresas contratando menos, o trabalhador tem que se destacar em meio a multidão, buscar sempre ser o melhor, já que a empresa contratará o perfil mais qualificado.

O cenário para as empresas

É notório que o mercado econômico passa por inúmeras transformações. Até mesmo as grandes empresas estão passando por momentos complicados, buscando ajuda com profissionais de consultoria empresarial, mas é de conhecimento de todos que esses profissionais cobram muito caro por seus serviços, tornando inviável para algumas empresas.

A realidade posta pelo mercado tem sido desafiadora para os empresários. Cabe aos empresários muito jogo de cintura e paciência para não comprometer o bom andamento da empresa. Muitos estão buscando estratégias em planejamento, reavaliando atitudes tomadas, calculando todas as ações promovidas, pois qualquer falha, qualquer tropeço, pode significar o fim.

Muitos especialistas dizem que o momento é de estar mais atento, reduzindo custos desnecessários, contratando com mais cuidado, acompanhando e direcionando o alcance das metas. Crises e momentos difíceis podem significar a ruína de uma empresa com uma gestão deficiente e ausência de inovações em seus projetos. Os gestores tem que se posicionar a frente de seus negócios, tendo condutas bem planejadas e implementando metodologias que garantam bons resultados.

Conclusão

            Em situação de crise é essencial ter transparência e o controle total das ações planejadas dentro das empresas. O mercado acolhe aquele que tenha um maior capital para suportar pressão. Usar a criatividade também é recomendável. A oscilação do mercado vai permanecer por um bom tempo ainda e sobreviverá quem tiver mais condições emocionais e aguentar mais pressão.

            O mercado está colocando em cheque a capacitação e qualificação dos profissionais, e sobreviverá aquele que demonstrar estar mais preparado.

            As empresas estão rodeadas de novos desafios para sobreviver e isso intensifica a disputa pelo mercado, por meio de redução de preços, redução do quadro de pessoal, abrindo mão de margens de lucro, entre outras medidas que podem ser tomadas. A chave para sobrevivência das empresas começa pela reestruturação operacional empresa, sempre com foco sobre os custos, rentabilidade, caixa, capital de giro e ciclo produtivo.

            Nesse ambiente hostil e de baixo crescimento as empresas procuram que seus profissionais tragam soluções de reestruturação que garantam que os processos estejam de acordo com o que o mercado está exigindo. E o profissional, para conseguir permanecer no emprego, tem que corresponder ao que a empresa está exigindo, do contrário, ela irá em busca de um perfil mais qualificado.