Amazônia Sustentável - Solução

Por Víctor Lückemeyer Machado Carrion | 12/06/2008 | Ambiental


Muito se têm falado sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Porém as opiniões divergem um pouco (ou muito) entre governo e população.

Para o governo o desenvolvimento está apoiado na exploração ainda maior de recursos naturias. Inclusive com a participação de capital estrangeiro, pondo em risco a própria soberania da nossa Pátria.

Mas o objetivo deste texto não é criticar, mas sim apontar novas alternativas, mais coerentes e ecologicamente corretas. Precisamos entender que estamos vivendo tempos diferentes, onde todas as medidas que prevejam desenvolvimento econômico terão de respeitar, e recuperar, a natureza.

Uma excelente alternativa para um crescimento realmente responsável seria incentivar a produção de créditos de carbono. Todos sabemos que os paises poluicores terão de diminuir as suas emissões de gases que auxiliam o Efeito Estufa, ou Aquecimento Global. Uma dessas formas seria através da aquisição de créditos de carbono dos paises que conseguirem diminuir suas emissões e, nessa questão, o Brasil possui um excelente mercado. Tanto na questão de áreas, quanto na oferta de mão-de-obra.

Nossa idéia é a geguinte: Ao invés de auxiliarmos um desenvolvimento apoiado em degradação, que nos colocaria em riscos ecológicos ainda maiores, sugerimos que o governo faça um levantamento sobre as reais condições da Amazônia. Qual a área que já foi desmatada e qual a área que ainda possuímos em boas condições.

A partir dese levantamento, o governo cadastraria populações ribeirinhas, ou pessoas que estão trabalhando no desmatamento, e passaria a empregar essas pessoas na recuperação das áreas mais degradadas. Incentivaria o plantio de árvores locais, de árvores medicinais e de árvores frutíferas. Haja vista que todas serão muito importantes num futuro próximo, onde teremos crise mundial de alimentos e fenômenos naturais pouco previsíveis...

Dessa forma a natureza ganharia com a sua recuperação, as populações ganhariam com a mudança de seus hábitos degradatórios, e os governos também teriam seus benefícios na comercialização dos créditos de carbono que obteriam com essas atividades. Ou seja, o governo não teria gasto, os ribeirinhos teriam trabalho formal e pago com o resultado de sua produção, e a natureza respiraria aliviada.

Essa seria uma excelente solução para um aproveitamento consciente, com pouca interfêrencia e realmente sustentável desa floresta que é o verdadeiro pulmão do Planeta e uma das grande responsáveis pelo equilíbrio ecológico à nível Mundial.

A proteção e recuperação da Amazônia é uma questão de sobrevivência, não só das espécies que lá habitam, mas de todas as espécies do planeta Terra.

Outra sugestão para amenizar, ou mesmo, frear o Aquecimento Global seria incentivar também um dia de palntio de árvores, onde todos os brasileiros seriam "obrigados" a plantar uma árvore. Se preciso, essa questão poderia ser objeto de Lei.

Digamos que apenas 10% (dez por cento) dos brasileiros cumprissem essa Lei no dia determinado, mesmo assim teríamos o plantio de mais de 18.000.000 (dezoito milhões) de árvores em apenas um dia. E se essa idéia fosse levada a nível mundial, terámos o plantio de mais de 1.000.000.000 (um bilhão) de árvores, também em 24 horas. Certamente essa atitude ajudaria a amenizar as mazelas naturais que andamos enfrentando.

Temos de ter consciência que os preoblemas ambientais são culpa de toda a humanidade, sem escessão, haja vista que nos desenvolvemos sem cuidados. E se ontinuarmos a nos comportar como se nada estivesse acontecendo, em breve ultrapassaremos o ponto de retorno e os problemas tornar-se-ão irremediáveis.

Que todos ajudem nessa luta de preservação da natureza, das nossas vidas e das vidas das futuras gerações, se é que queremos que elas realmetne existam.

O aviso está dado. "Em Terra de cegos, quem tem olho é rei!" Sejamos todos reis!!!