ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCO DE SILÍCIO-CALCÁRIO

Por wesley oliveira darne | 17/12/2016 | Engenharia

RESUMO

Alvenaria Estrutural e composta por blocos de cimento, cerâmico ou sílico-calcário que podem suporta grandes cargas, eliminando o uso de concreto armado nas estruturas, no entanto as próprias paredes suportam todo o peso da estrutura. Alvenaria Estrutural no Brasil com blocos sílico de calcário é pouco usado devido a falta de informação sobre as suas capacidades , o seu peso é mais leve em relação ao bloco convencional, possui melhor isolamento térmico, isolamento acústico e possibilita cortes em sua estrutura, os blocos são fabricados com agregados finos de quartzo e cal, que após o processo de mistura são moldados em formas, com o método de pressão e compactação, para um endurecimento adequado sob ação do calor e da pressão a vapor. Na construção civil a economia e segurança são fatores de suma importância, sendo de certa forma um dos objetivos a serem alcançados durante o processo de construção, tanto para os colaboradores como para toda a estrutura a ser desenvolvida.


1. Introdução

Com o desenvolvimento e crescimento das cidades nos dias atuais, a necessidade de construir e aproveitar melhor as áreas urbanas estendeu-se como passa dos anos, Devido à grande concentração de pessoas gerou-se uma intensa necessidade de moradias. Com poucos espaços, encontrou-se como saída a construção de prédios e condomínios, principalmente nas regiões dos grandes centros, com os altos custos gerados pelas construções, procurou-se uma nova forma de construir, objetivando um melhor custo benefício e economia nas construções e que agregasse qualidade e segurança, com isso a alvenaria estrutural ganhou um importante destaque na construção civil devido a sua qualidade, eficácia e economia.
"Alvenaria estrutural é composta de blocos ou tijolos que tem a função de suportar cargas além do seu peso próprio, fazendo assim parte integrante da estrutura da edificação" (ABNT, NBR 14974-1, 2003, p.2). Podendo ser feita de vários tipos de tijolos ou blocos, a pesquisa a ser apresentada tem como proposta o uso de blocos feito de sílico-calcário, produto esse a ser "fabricado com agregados finos de quartzo e cal, que após o processo de mistura são moldados em formas, com o método de pressão e compactação, para que se possa conseguir um melhor endurecimento sob ação do calor e da pressão a vapor" (ABNT, NBR 14974-1,2003, p.2).
"A primeira construção no Brasil construída com a Alvenaria Estrutural realizada com bloco de Silício-calcário foi em 1997, na cidade São Paulo" (Pestana et. al. 2014, p.5). Mesmo a Alvenaria Estrutural com bloco de Silício-calcário apresentando vantagens consideráveis, as Alvenarias estruturais com outros tipos de blocos são mais usadas pelo fator, de não haver muitas pesquisas que fundamentam a importância e a capacidade de se usar o bloco de silício-calcário, havendo assim uma importante necessidade de se pesquisar o uso e as vantagens da alvenaria Estrutural com blocos Sílico-calcário no Brasil.

2. Objetivos

Objetivo Geral O estudo da Alvenaria Estrutural com blocos Sílico-Calcário visado compara com Alvenaria Estrutural com blocos de Concreto e Cerâmica para que aja um entendimento de cada benefício de cada Alvenaria e em que cada Alvenaria e melhor do que outra. Objetivo especifico Estuda informações básicas e suficientes das características do Bloco de Silício-Calcário para utilização do mesmo na alvenaria estrutural 7

3. Hipótese

A Alvenaria Estrutural realizada com o Bloco de Silício-Calcário na Construção Civil possui grandes vantagens, por suas qualidades em relação aos Blocos Cerâmico ou de Concreto, o Bloco de Silício-Calcário tem custo mais elevado do que Blocos Cerâmico ou Concreto e por esse motivo ele não é utilizado com muita frequência na construção de alvenaria estrutural por que o ponto crucial de se utilizar a alvenaria estrutural é a economia que se tem em relação ao custo benefício da obra. 8

4. Justificativa

Com a expansão da alvenaria estrutural cresce também a necessidade do aprimoramento da mesma. E tendo em foco a redução de peso sobre a edificação, em muitos casos o bloco cilício de calcário tem se tornado uma ótima opção por atinge resistências que varia de 4,5 a 35 medida de pressão do sistema internacional (MPa), isolamento acústico e isolamento térmico.

Como a engenharia civil não trabalha com exclusividade, mas viabilidade, a alvenaria estrutural com o bloco de silício-calcário se torna mais viável em construção de apartamentos, escolas, casa de show noturno, indústrias, igrejas, etc... Pois dispensa o posterior investimento com materiais acústicos nas paredes e o tempo que se perde com a instalação. Para as regiões de desagradáveis variações térmicas oferece o isolamento térmico, que ajuda a manter a temperatura induzida no interior, seja ela quente ou fria. E em terrenos pouco firme, arenoso e instável contribui com sua resistência. 41 47 56 0 10 20 30 40 50 60 índice de redução sonora decibéis ceramica concreto silcío-cacario 9

5. Metodologia

Análise e comparação do sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos de sílico-calcário, blocos de concreto e cerâmico através de pesquisas bibliográficas. 10

6. Referencial Teórico

6.1 Breve História da Alvenaria estrutural

A Alvenaria Estrutural é um dos sistemas de construção mais antigos da humanidade, tendo suas origens na pré-história com paredes de pedras. É um processo construtivo caracterizado pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte da edificação dimensionada através de cálculo racional. No seu início os blocos eram muito grandes e pesados, feitos de rochas ou de tijolos cerâmicos seco ao sol, o processo de construção era muito lento devido a dimensão dos blocos.

De acordo com Santo (1985) o emprego do bloco de silício-calcário alvenaria vem de longo tempo na antiga Roma eles usavam misturando- se uma parte de cal com duas partes de areia ou detritos, sendo moldados os elementos, que eram expostos ao ar, o tempo necessário para endurecer. Na suíça eles usava uma mistura parecida com uma parte de cal com duas partes de areia e uma de cimento. A mistura era moldada em uma prensa e endurecida ao ar atmosférico.

6.2 Alvenaria Estrutural com blocos sílico-calcário

Como a evolução da Alvenaria Estrutura as pedras foram perdendo espaço para a de blocos por causa da sua resistência e menor tamanho, atualmente o bloco mais resistência em MPa é o bloco de sílico-calcário segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esse bloco e fabricados com água, cal e agregados finos de areia, de natureza predominantemente quartzosa. As matérias-primas são misturadas e moldadas em peças, pressurizados e compactados, com endurecimento sobre ação de calor e pressão de vapor. Em todo processo não há o manuseio por parte de operadores, sendo o controle de qualidade feito na produção. A fórmula simplificada da reação química Ca (OH)2+SiO2+ (n-l) H2O=CaO.SiO2O.n.H2O (ANTUNES, 2009 p.7 e 21).

[...]

 

Artigo completo: