Alterações endócrinas na gestação.

Por Maristela da Souza Cruz | 07/06/2017 | Saúde

GUYTON,A C. Fisiologia humana. Editora Guanabara Koogan S.A. Sexta edição.1988. STOPPARD, Miriam, o corpo da mulher, um guia para a vida. Publicação 27/11/2003

Alterações endócrinas na gestação

Maristela da Souza Cruz e Tiago Oliveira

Durante a gestação ocorrem muitas alterações no corpo da mulher, algumas diferentes de outras, mas percebemos com as pesquisas que todas passam por esses momentos, pois não é do controle da gestante, mas as causas são por motivos dos hormônios que são de grande importância durante a gestação.

Alterações Endócrinas na gestação

Alguns Hormônios que pesquisamos e que  são os principais :

 Progesterona

Gonadotropina

Carionica humana ( heg )

Estrogenio

Latrogêneo pocentario humano   ( HPL)

Sanatomamotropina coriônica humana

Progesterona

Age sobre o preparo do útero para receber o óvulo fertilizado e da mama para secreção de leite.

Estrogênio

Principal função: promover proliferação de determinadas células, musculares lisas do útero também promove o crescimento de pelos aumento da vagina, alargamento da pelve e crescimento das mamas .

Gonodotrofina coriônica

Sua função é manter ativo.

 Corpo luteo durante o primeiro trimestre.

Após o primeiro trimestre, a remoção do corpo luteo não afeta mais a gravidez. Uma vez que a placenta fica responsável pela secreção de estrogênio e progesterona em quantidade muito elevada.

Somatomamotropina coriônica humana;

Esse hormônio  é responsável pela nutrição adequada do feto, eleva a fonte de energia em lugar da  glicose auxilia crescimento do feto.

A maioria das glândula endócrinas é alterada ex: a tireoide pode ser afetada, e também os efeitos hipertireodismo causando sintomas como : ataque cárdico palpitação e aumento da glândula da tireóide.

A maioria das glândulas endócrinas são alteradas, exemplo: a tireoide pode ser afetada e também os efeitos hiperteorodismo causando sintomas como ataque cardíaco, Palpitação, instabilidade emocional e aumento da glândula da tireóide.

Alterações endócrinas na gestação

Adeno Hipófise

A adeno – hipófise aumenta o volume em cerca de 36% na gravidez devido a hipertrofia das células.

 Os níveis elevados de estrogênio na gravidez originam hiperprolactinemia em paralelo com a hipertrofia das células lactotroficas.

Neuro Hipófise

A Neuro hipófise diminui de volume durante a gravidez, os níveis de oxitocina aumentam progressivamente no sangue materno em paralelo com a concentração de estradiol e progesterona.

Supra-Renal

Na 26° semana de gestação, triplica o nível plasmático de cortisol apesar dos níveis elevados de cortisol livre as grávidas não desenvolvem os estigmas do hiperticortisolismo devido ao glicorticoide das concentrações elevadas de progesterona.

Percebemos que cada um desses hormônios tem sua função e a importância de cada uma delas durante a gestação ficaram bem claras, por esse motivo é necessário mante-los nos seus níveis adequados para que a mãe e o bebê tenham uma gestação mais confortável e equilibrada durante a gravidez e até mesmo no pós parto. A mãe também precisa ter uma boa alimentação, não utilizando o uso de drogas, bebidas alcólicas a mãe precisa praticar algum tipo de exercício físico com liberação do médico.

Seguindo essas indicações será possível que a mãe tenha uma gestação mais tranquila proporcionando o melhor para o bebê que aguarda a chegada, um dos momentos mais marcantes e especiais para grande parte das mulheres.