Alimentos Irradiados no Brasil

Por Fabrício Rassyllan da Penha | 02/07/2016 | Saúde

Fabrício R. da Penha2
Juliana Souza3

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo mostrar como é tratado de maneira eficaz, o avanço da tecnologia na Radiologia Industrial dentro da área alimentícia. Hoje, o que era perdido é poupado, a intenção da irradiação e a conversação dos alimentos e suas etapas de cuidados, processamentos e planejamento de todo tratamento alimentar no Brasil. A função do tratamento conforme está na legislação, e as formas de como podemos aplicar a radiação nos alimentos para não prejudicar quem está consumindo esse tipo de alimento. Sua aplicação é de maneira especifica com dosagem certa para que não ocorram elementos maliciosos na patologia humana e no meio ambiente.
PALAVRA- CHAVE: 1 Alimentos. 2 Legislação. 3 Radiação.

INTRODUÇÃO

O Brasil na sua principal posição mundial é um dos países que mais tem produção de alimentos, agrícolas e também industrializados, paralelamente com o aumento de produção tem grandes desperdícios de alimentos, para ter um cenário mais eficiente, começaram a irradiar os alimentos.
O tratamento de alimentos irradiados veio em um momento necessário, com isso as pesquisas e teste feitos tiveram êxito e satisfação das empresas e do consumidor. Logo compreendemos que o raio x, muito utilizado na área de medicina, foi um muito bem aceito na área industrial do gênero alimentício quando as pesquisas nos alimentos apontaram uma qualidade mais durável do produto.
Hoje grande parte das exportações de alimentos no Brasil só são aceitas caso tenham sido irradiadas e é sabido que, com aplicação da dosagem certa, não alteram o gosto.
Tudo que é feito nas empresas, é acompanhado por uma série de determinações específicas dentro da legislação, para que não sejam nocivas a saúde do ser humano.

Artigo completo: