ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Por Micheli da Silva Campos | 25/04/2017 | Educação

Autor: Micheli da Silva Campos

micheli_juara@hotmail.com                                                                                                                           

 RESUMO 

Partindo do pressuposto que encontra nossa realidade tendo a população brasileira, a cada ano, aumentando o número de obesos e doenças relacionadas à obesidade e levando em consideração a amplitude de conhecimentos adquiridos na escola e suas diversidades fizeram-se necessário o desenvolvimento de um simples, porém, importante projeto relacionado a alimentação saudável. 

O projeto “alimentação saudável” já é desenvolvido à alguns anos nesta instituição e até então, obteve resultados positivos em relação ao seu objetivo central, que no caso, se descreve aqui como a conscientização do aluno(a) em alimentar-se preferencialmente com alimentos saudáveis. Sua metodologia se deu na simulação de uma mini feira.

Ao desenvolvermos este projeto temos observado, um significativo avanço, sendo este nosso propósito, tendo este ano a confiança de nos inscrevermos num evento de tamanha magnitude como a “V Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos.”

Destacaremos a seguir como se deu a organização e desenvolvimento deste projeto.

1 - INTRODUÇÃO

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a interligação de ações em três pontos fundamentais:

  • Ações de estímulos à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
  • Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e fora dele;
  • Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. 

2- PROBLEMA / QUESTÃO 

Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo da ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos(as) alunos(as) a respeito dos alimentos e seus benefícios a nossa saúde como as vitaminas, proteínas e sais minerais, incluídos no cardápio do lanche escolar e em seu cotidiano.

Sentiu-se a necessidade da elaboração de um projeto simples, porém significativo para a construção de hábitos alimentares saudáveis. 

3 - OBJETIVO GERAL:

  • Apresentar através de pesquisas em diversos meios (internet, livros, revistas, vídeos, etc.), a importância de uma alimentação adequada e seus benefícios ao nosso organismo;

3.1      Objetivos Específicos: 

  • Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa;
  • Levar o aluno (a) a valorizar uma boa alimentação;
  • Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
  • Saber adequar à alimentação as suas necessidades;
  • Saber prepara uma receita adequadamente;
  • Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
  • Aproveitar os alimentos na época de sua safra;
  • Classificar a origem dos alimentos e seus benefícios para o organismo;
  • Incluir no cardápio da escola alimentos naturais; 

4- METODOLOGIA 

Iniciaremos a aula com uma roda de conversa com os alunos (as) da 2ª fase do 2º ciclo, pedindo para que registrem os alimentos que mais gostam. Em seguida, que registrem os alimentos mais são consumidos pela sua família. Logo após, identificaremos as semelhanças entre os hábitos alimentares dos alunos (as).

Distribuiremos revistas para recortes, afim de que os educandos (as) confeccionem jogos de memória e colem em cartolina as figuras de frutas, verduras e legumes que julgarem importantes para uma boa alimentação;

Os alunos (as) serão convidados a montar com figuras recortadas um prato que represente uma alimentação saudável;

Em um momento anterior foi solicitado para os alunos (as) que trouxessem se possível, de casa, uma fruta, verdura ou legume de sua preferência através da degustação;

Com as frutas, verduras ou legumes trazidos pelos alunos (as), será organizado a simulação de uma feira, que será aberta para todos profissionais da escola e pais/responsáveis dos alunos(as) que participaram, onde haverá a preparação e degustação de receitas saudáveis;

Dentro desse espaço de tempo, haverá a presença de uma nutricionista que enriquecerá a feira com indicações de alimentos com suas devidas quantidades de vitaminas, proteínas e sais minerais. 

5-   RESULTADOS E/OU CONCLUSÕES         

Concluímos que através deste projeto, temos a oportunidade de conhecer melhor os alimentos que consumimos e termos a consciência de sua importância para a nossa saúde. Desta uma forma lúdica, os alunos (as) desta faixa etária além de identificarem as vitaminas, proteínas e sais minerais existentes nos alimentos que consomem, também podem trabalhar vários outros sentidos, como o olfato, o tato, etc., poderão ainda, trabalhar a oratória e a cooperatividade ao apresentar em equipes e muitas outras atividades que acreditamos ser de muita valia para ampliar ainda mais seus conhecimentos.           

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Os alunos(as) se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, através de relatos expostos na sala de aula. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Cecília Villaça. O dia-a-dia do professor. Volume 5 e 7. Belo Horizonte-MG: Fapi LTDA.