ALGUNS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por AMARILSON ROSA FERREIRA PEREIRA | 30/01/2017 | Educação

  A educação física está inserida na escola e é um componente curricular como todos os outros, mas é importante ressaltar que isso só mudou após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Anteriormente a Educação Física era vista somente como uma atividade complementar.

 De acordo com Darido e Rangel (2011, p.55), a essa época, a Educação Física era considerada uma atividade extracurricular a mesma era entendida perante a legislação como destituída de um saber próprio, sem conhecimento a ser oferecido aos alunos: um fazer por fazer, mas a partir da promulgação da lei n.º 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o status da Educação Física mudou, passando a ser um componente curricular obrigatório perante a lei.

  É importante dizer que a LDB 9.394/96, trouxe mais autonomia às escolas, e promoveu com isso o princípio de gestão democrática, isso pode ser notado através do Projeto Pedagógico da Escola, esse documento contém os objetivos da instituição de ensino, suas características e prioridades. Vale ressaltar que o mesmo deve ser construído por toda comunidade escolar, como: pais, professores e etc.

  Com relação à Educação Física, esse documento pode ser de grande importância para definir como será ofertada em casos especiais ou se haverá mudanças nos horários e dias das aulas. Segundo Darido e Rangel (2011, p.54), no caso específico da Educação Física, a proposta pedagógica pode decidir, dentre outras coisas, se poderão ser oferecidas aos alunos do período noturno aulas aos sábados ou até mesmo se essas aulas, no caso do Ensino Fundamental, serão oferecidas em período diverso das aulas dos demais componentes ou não. 

  Em suma podemos notar algumas mudanças pelas quais a legislação passou até a Educação Física se tornar um componente curricular da educação básica. 

Artigo completo: