Algumas curiosidades sobre os primeiros dentinhos do bebê

Por Karina de Azevedo Santiago | 29/09/2023 | Educação

 Algumas curiosidades sobre os primeiros dentinhos do bebê

Karina de Azevedo Santiago 

Esse texto tem como objetivo conhecer sobre o processo dos primeiros dentinhos do bebê, e também orientar sobre prevenção de cáries e outros problemas que possa aparecer nesse primeiro momento de dentição. É importante se preocupar com a saúde bucal dos pequenos, antes mesmo dos nascimentos dos primeiros dentinhos, para que os dentes de leite caem, e os permanentes nascem saudável.

Para as autoras, é possível observar que um pouco antes do primeiro dente aparecer, o bebê poderá ficar mais irritado e impaciente, muitas das vezes, perdem o apetite, sentem coceiras nas gengivas e choramingam bastante. Orienta-se, que nesse momento, os(as) responsáveis, massageei as gengivas com o dedo sempre limpo, ou permita que o bebê mastigue um mordedor, podendo ser uma ótima sugestão para aliviar a irritação.

Acrescenta que entre 6º e 8º mês, surgem os incisivos inferiores e, nessa fase, deve-se começar a limpar regulamente, principalmente à noite, com uma gaze enrolada no dedo ou uma haste flexível umedecida em água mineral ou até mesmo uma escovinha própria de silicone, denominada dedeira. Se o bebê estiver ingerindo mamadeira noturna, deve-se tentar, aos poucos, elimina-la. Assim estará prevenindo o aparecimento de cáries precoces e contribuindo para que a criança tenha uma dentição perfeita. Os incisivos superiores surgirão até o12º mês de vida.

A erupção dos dentes pode variar de uma criança para a outra, entretanto, a dentição de leite deverá surgir até dois anos e meio mais ou menos. O ideal é procurar uma odontopediatria para uma orientação mais específica sobre os cuidados coma dentição da criança.

De acordo com especialistas, o creme dental deverá ser usado na criança a partir dos dois anos, e em quantidades mínimas, sendo colocado na escova no sentindo transversal.

Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, das gazes ou a dedeira, para a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.

Crianças menores de três anos devem utilizar pastas com certo critério. Como nessa idade não há coordenação motora para cuspir, a criança tende a engolir toda a pasta durante a escovação.

O problema é quando, a ingestão em excesso da pasta com flúor pode causar fluorose nos dentes permanentes, que são pequenas manchinhas brancas no esmalte.

Dessa forma, os pais devem proceder à escovação, utilizando mínimas quantidades de pasta convencional ou optar por produtos com menores concentrações de flúor ou livres de flúor. A orientação de um profissional nessa faixa etária é importante para diminuir o risco de fluorose.

Os dentes de leite já não são muito branquinhos, daí o nome “leite”, portanto, nessa fase, o uso de branqueadores pra clarear os dentes é totalmente dispensável. No entanto, como esta é uma questão estética, os pais que acharem alguma necessidade do uso de branqueadores devem fazê-lo apenas sob orientação de um profissional.

Existe um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada com algumas atitudes: a cárie de mamadeira, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono sem a devida higienização.

A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de ficar com uma estética feia. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, deve leva lós imediatamente ao dentista. Essa manchinha é o início da cárie.

Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açucares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm que adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir.

Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para a pessoa, evite assoprar a comida da criança. Dividir o mesmo talher ou beijar na boca, pois, se estiver cárie, pode contagiar a criança.

Segue algumas dicas, o bebê não tem dentinho, mas nem por isso devemos esquecer de higienizar a boca dele. A alimentação noturna deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira. Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esteja dormindo. E leve a criança a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida para a prevenção das cáries. Lembre-se que hábitos saudáveis de higiene bucal podem prevenir diversas doenças, evitando assim cáries, inflamações entre outras. Texto baseado do livro do nascimento ao primeiro ano do bebê. p203-237 

Referência Bibliográfica 

IEL,Luciana;FERREIRA,Danielle Gomes da S. Do nascimento ao bebê, Viçosa,MG,CTP,2009. 472