ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS

Por Zilda Franco de Carvalho | 14/12/2016 | Educação

 

INTRODUÇÃO

            Este trabalho foi elaborado com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica e a compreensão da alfabetização através de jogos. Não pretende apresentar uma análise completa dos problemas educacionais, mas auxiliar no debate de ideias que legitimam, explicitam e socializam experiências de como trabalhar com jogos em sala de aula.

            Na elaboração deste trabalho, alguns princípios teóricos se revelaram fundamentais para a sua realização. Aqui, eles foram utilizados para possibilitar clareza e entendimento daquilo que se pretende defender.

            Este é um desafio para nós, demonstrar que a alfabetização através de jogos poderá acontecer de forma bem sucedida e eficaz.

            Entretanto é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino. Contudo tivemos empenhadas em mostrar nestes textos com embasamentos teóricos a necessidade de um currículo na alfabetização que utilize os jogos.

            No decorrer do tempo, professores sempre depararam com a não totalidade de alfabetização nas séries iniciais, várias justificativas foram dadas. Políticas Públicas foram criadas, a situação melhorou,  mas ainda resta muito o que fazer. Então enfocamos a necessidade de uma educação voltada para o lúdico através de jogos, visto que estes fazem parte do cotidiano das crianças.

            O que propomos aqui não é uma mágica em torno do fazer pedagógico em relação a alfabetização. Sabemos que esta situação é um contexto muito mais difícil de resolver, mas a nossa intenção poderá criar nos educadores um novo olhar para as salas de alfabetização.

            Parece ser universal as reclamações dos professores em relação ao desinteresse e a falta de atenção dos alunos durante as aulas. Para dar explicação a esta indagação universal pautamos em Augusto Cury, como visualizaremos no decorrer da leitura deste trabalho.

            Escolher este tema foi sobretudo intencional para acabar ou ao menos minimizar com a situação de desinteresse, falta compromisso dos alunos com a escola, tendo em vista que o jogo é considerado como uma importante atividade no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social, pois jogando a criança experimenta diversas situações envolvendo suas habilidades e competências.

                        Isso faz com que o jogo (brincar) seja uma grande fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Neste processo o professor tem que a todo o momento sentir-se desafiado a repensar a prática pedagógica com as possibilidades de novos procedimentos. O jogo, nesse contexto possibilita uma aprendizagem importante e enriquecedora.

            Após estudos sobre a temática alfabetização, percebemos que os alunos excluídos em sala de aula são aqueles que apresentam dificuldades no processo ensino aprendizagem, principalmente na alfabetização. Chegamos à conclusão de que precisávamos buscar referencias teóricos para que pudéssemos contribuir com a educação, para tanto, embasamos nos conhecimentos pedagógicos e sentimos a necessidade de partilhar essa experiência com outros educadores que percorrem a estrada do ensinar e aprender.

            Existem outras estratégias, técnicas, recursos e métodos, porém preferimos destacar aqueles que, para o nosso momento enquanto alfabetizadores obtivemos maiores resultados. Com base no exposto acima e na necessidade de identificar mecanismos de ação com vistas à quebra de barreiras à aprendizagem, é que decidimos trabalhar com tema: A importância dos jogos pedagógicos no contexto escolar.

            A metodologia utilizada na realização desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Diante de um levantamento bibliográfico procuramos responder à questão que nos fez escolher este tema. Para realizar esta pesquisa foi preciso promover o confronto entre as informações coletadas sobre o assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito delas.         Tratou-se, assim, de uma ocasião privilegiada, reunindo o pensamento e a ação no esforço de elaborar o conhecimento de aspectos da realidade que deverão servir para a composição de soluções propostas aos problemas de alfabetização.

            É importante lembrar que a este tipo de pesquisa, além de vir acompanhada de pensamentos teóricos importantíssimos, como atividade humana e social, ela traz uma carga de valores, preferências, interesses e princípios que nos orientaram enquanto pesquisadores.

            Assim este trabalho estruturou-se em três capítulos nos quais discutimos processo de alfabetização e a importância da utilização dos jogos como técnica de ensino nesse processo.

             Apresentaremos no primeiro capítulo, um breve histórico da alfabetização que vai desde antiguidade até os dias atuais. Mostraremos os diverso contextos sociais que a criança esteve envolvida no decorrer do tempo.

            No segundo capítulo, discutiremos o fracasso escolar como algo ainda presente na sociedade, enfocando alguns fatores que dificultam a aprendizagem, destacando  os jogos como estratégias para reverter esta situação.

            No terceiro capítulo, discutiremos os procedimentos pedagógicos através de critérios metodológicos e conselhos práticos para a eficiência no uso dos jogos. Aponta algumas sugestões de jogos, porque consideramos essa atividade, o ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de alfabetização.

            Nas Considerações Finais, constam as ultimas análises que julgamos necessárias ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica carregada sobretudo da interação professor e aluno com o desejo de contribuir para acabar, ou se não pelo menos, minimizar o índice de crianças que não são alfabetizadas nas séries iniciais.

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