Além do curso de idiomas

Por Park Idiomas Franchising | 22/03/2012 | Cursos

Aprender uma língua não é fácil, ainda mais uma segunda língua. Mas é preciso. Por isso o curso de idiomas é fundamental, mas não é suficiente para que se mantenha o que foi aprendido. Algumas pessoas têm mais facilidade que outras nesse tipo de aprendizado, mas todo mundo é capaz de ser fluente em outros idiomas, para isso, algumas “diquinhas” valem para o dia-a-dia.

Dentro do curso de idiomas

Ele é imprescindível. Com a orientação do professor, você aprenderá de maneira correta, tanto a gramática como a pronúncia. Aproveite a sala de aula para tirar dúvidas, não tenha vergonha, você está ali para aprender. Dentro do curso, nada de falar em português, procure falar o idioma que se está aprendendo o máximo possível.

Se for possível, faça aula mais vezes por semana, pois assim você mantém contato com a língua com mais frequência, o que estimula o aprendizado, além de deixar sua memória sempre fresca. Língua tem de ser praticada sempre, se não se perde a fluência.

Fora do curso de idiomas

Saiu da sala de aula, acabou? Nada disso. Em casa você pode e deve treinar o seu segundo idioma. Faça do treino uma rotina. Tente praticar a língua 15 minutos por dia. Lembre-se que ao aprender o novo idioma, além da fala, há a escrita. Por isso, tente escrever cartas, textos, poemas e leve para sala de aula. Não se esqueça de ouvir. Uma ótima dica é música, ouça, leia e cante. Assim você exercitará bem o idioma.

Cada língua tem um tempo para aprendizado, mas todos são possíveis de se aprender. Ao escolher o idioma, seja persistente, mesmo que demore um pouco mais do que imaginava. Para não desanimar no meio do caminho, procure saber sobre a cultura dos países que falam o idioma. Conheça o local e programe viagens. Assim, além de ter contato com o idioma, vai dar um animo a mais para continuar. A viagem também é válida quando se faz de casa, como procurar literatura do país, bandas, artistas, história.

Uma ótima ideia é propor a seus colegas de sala fazer passeios mensais. Passeios rotineiros, mas que no momento só falarão o idioma, o professor poderá ir e auxiliá-los. Por exemplo, um restaurante. É uma forma de conhecer novas palavras dentro de um contexto que realmente se utiliza, além de ser super divertido.  

Em suma, procure sempre, a partir de seu curso de idiomas, buscar situações e experiências interessantes que lhe permitam exercitar a língua que você está estudando.