AIESEC: PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS
Por Larissa Melez Ruviaro | 23/12/2015 | DireitoAIESEC: PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS[1]
Larissa Melez Ruviaro[2]
“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. “ (Joe Namath)
Resumo
O artigo reúne informações sobre a Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC), organização internacional que é uma plataforma na qual proporciona experiências de liderança aos jovens profissionais através do intercâmbio. Primeiramente faz-se menção a estrutura da AIESEC como ocorre o processo seletivo para os novos integrantes e as etapas até o intercâmbio, chegando até o último estágio que são os alumni (ex-membros) que continuam vinculados a organização, participando de conferências e debates com os atuais membros, após, em um segundo momento apresenta-se as experiências profissionais, diferenciando as modalidades de intercâmbio que mais satisfazem aos interesses do jovem e os valores que estes transmitem a sociedade e ao seu ambiente de trabalho.
Palavras chaves: AIESEC. Intercâmbio. Estudante. Profissional. Liderança. Experiência.
Abstract
The article gathers information about the International Association of Students in Economics and Commercial Sciences ( AIESEC ) , an international organization which is a platform that provides leadership experiences to young professionals through the exchange . First mention is made of the structure of AIESEC as is the selection process for new members and steps to the exchange , reaching the last stage which are the alumni ( former members ) that are tied to the organization, participating in conferences and debates with the current members after , in a second stage presents the professional experiences , differentiating the modalities of exchange that best suit the interests of the young and the values they convey the company and their working environment .
Keywords: AIESEC. Exchange. Student. Professional. Leadership. Experience.
1. Introdução
A AIESEC é uma organização internacional (ONG), que deriva da sigla francesa Association internationale des étudiants en économie et commerce (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais.), começou sua organização quando estudantes de países diferentes se reuniram em Liège na Bélgica, estabeleceram sua primeira sede em Praga na Checoslováquia. Em 1949 estudantes de sete países se reuniram em Estocolmo, os países participantes foram Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Países Baixos, Noruega e Suécia. Atualmente a sua sede se localiza em Rotterdam, Países Baixos.
A AIESEC surgiu após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1948, fundada por estudantes de sete países europeus com o propósito de promover o intercâmbio de técnicas administrativas e de recursos humanos. No entanto, o intercâmbio era apenas a ferramenta para se alcançar o objetivo maior de contribuir para a integração entre diferentes culturas, promovendo o entendimento e a cooperação entre seus países membros, fortalecendo, desta forma as relações de amizade entre as várias nações. (AIESEC, 2015)
Chegou ao Brasil em 1970, sendo os primeiros locais de instalação Porto Alegres e São Paulo, sendo transferido o Comitê Nacional para a cidade de São Paulo. Nos anos seguintes estudantes se tornam bastante interessados e com isso ajudam a expandir para outras cidades chegando até Santa Maria (RS).
AIESEC no Brasil: Parceria com 200 universidades, mais de 5 (cinco) mil membros voluntários, 3 (três) mil intercâmbios por ano, com 77 escritórios locais, 7 conferências anuais, mais de 5 (cinco) experiências de liderança, está em 23 estados mais o Distrito Federal. (AIESEC, 2015)
É atualmente a maior organização sem fins lucrativos, estando presente em 124 países, organizada por jovens desenvolvendo a liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios proporcionando experiências de alto impacto, realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo.
Nós mantemos relacionamentos com uma variedade de organizações, de multinacionais a pequenas empresas, de organizações sem fins lucrativos a governos e até a ONU.
Nossos atuais parceiros globais incluem organizações como: Alcatel, ABN AMRO, Cadbury Schweppes, DHL, Electrolux, InBev, P&G, UBS. Saiba mais sobre nossos parceiros globais. (AIESEC, 2015)
Diante deste fato e visando o conhecimento da AIESEC como uma forma de qualificação profissional pelos jovens, o primeiro capítulo apresenta como assunto o funcionamento interno da organização, o modo de ingresso através do processo seletivo juntamente com os seus membros e demonstrando que mesmo se tornando um ex-membro, este, continua participando de debates internos. No segundo capítulo deste artigo, que apresenta as experiências propostas pela organização através do intercâmbio e da liderança, apresentando as modalidades de intercâmbio que mais satisfaça ao jovem profissional e os valores que este passa com suas experiências para a sociedade.
Nesse contexto, perante os objetivos propostos no presente estudo, busca-se verificar, que a AIESEC é uma oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, uma nova adaptação e conhecimento cultural.
2. Capacitação Profissional
A AIESEC é uma organização sem fins lucrativo totalmente formada por estudantes, que tem por fundamento proporcionar aos jovens que buscam um futuro de liderança e empreendedorismo intercâmbios para a formação profissional e dessa forma possibilitando aos jovens um destaque na sociedade.
É composta por voluntários, que se dividem em membros plenos, membros exchange participant, membros de alerta e membros alumni.
É considerado Membro Pleno da AIESEC aquele que cumprir com os seguintes critérios:
a) Estar a mais de 3 (três) meses na organização;
b) Passar pelas etapas de treinamento determinados pelo seu líder (VP);
c) Dedicar no mínimo 10 dez horas semanais á AIESEC em Criciúma, sendo 2 horas de trabalho deescritório no CL;
d) Trabalhar diretamente com a AIESEC, sendo parte de um projeto ou Job Description;
e) Comparecer as reuniões gerais e reuniões de time;
f) Possuir termo de Voluntariado assinado.
É considerado Exchange Participant da AIESEC aquele que cumprir com os seguintes critérios:
a) Estar cadastrado no Myaiesec.net em algum dos estágios: Global Community Development Programmeou Global Intership Programme;
b) Seguir as regras do regulamento da AIESEC no Brasil, do Estatuto e do Regimento Interno
c) Possuir termo de voluntariado e contrato de intercâmbios assinados.
É considerado Membro em Alerta da AIESEC aquele que cumprir com os seguintes critérios:
a) Faltar reuniões gerais ou de times, assim como eleições, sem apresentar uma justificativa com 24 horasde antecedência;
b) Exceder 2 (duas) faltas não justificáveis;
Serão considerados Alumnus do escritório da AIESEC em Criciúma os membros que tenham cumprido de maneira válida um dos quatro programas oferecidos pela AIESEC. Sendo eles:Team Member Programme, Team Leader Programme, Global Community Development Programme, GlobalInternship Programme. Dos critérios para candidatar-se ao status de Alumnus da AIESEC em: Ter cumprido por no mínimo 6 meses os programas de Membresia ou Liderança ou por no mínimo 3 meses o programa de intercâmbio GIP ou 6 semanas o programa de intercâmbio GCDP.6. Ter cumprido os mínimos requeridos por cada um destes programas. TMP: Estar alocado no programa TMP da plataforma MyAIESEC.net e realizar de maneira satisfatória todas suas responsabilidades como membro, tendo sido alocado e participado de um time oficial de nosso escritório confirmado em seu perfil na plataforma MyAIESEC.net. (MINATTO, 2013)
Para fazer parte desta organização o jovem precisa realizar sua inscrição pelo site escolhendo o programa a qual tem mais afinidade.
Programa Cidadão Global: São diversas oportunidades para ações voluntárias em ONGs e projetos educacionais com ênfase em gestão de projetos, educação cultural, ensino de novas línguas, execução de workshops sobre AIDS, entre outras opções em destinos surpreendentes.
Programa Talentos Globais: O programa tem como objetivo inserir o participante em uma cultura diferente e assim promover a ele um ambiente global de aprendizado que o colocará perante desafios profissionais, além de vivenciar a realidade de uma empresa internacional.
Programa Jovens Talentos: São jovens capazes de realizar e multiplicar conhecimentos, que possuem potencial para causar impacto positivo na sociedade e sabem que uma boa formação acadêmica precisa ser complementada por experiências práticas.
Programa Hospede um Intercambista: Ao hospedar esses jovens durante as suas experiências de intercâmbio você conhece mais sobre outra cultura, têm a oportunidade de praticar outro idioma e ainda contribui com a mudança da realidade da sua comunidade. (AIESEC, 2015)
Tem como política de estruturação, uma seleção que submete os alunos a cinco etapas, são elas:
1ª fase: Sessão de Apresentação: Sessão de apresentação da AIESEC a todos os candidatos a Membro e a Estágio Profissional.
2ª fase: Dinâmica de Grupo: Dinâmica de grupo para aferir as capacidades de diálogo e de argumentação de cada candidato a membro.
3ª fase: Testes Psicotécnicos: Testes para avaliarem as capacidades mentais e de raciocínio dos candidatos.
4ª fase: Entrevista Final: Entrevista realizada com um ou dois membros da AIESEC onde é explorado mais em detalhe a motivação e perfil do candidato.
5ª fase: RIMT: A Reunião Interna de Motivação e Treino consiste num fim-de-semana de formação e preparação para o ambiente de trabalho enquadrado num dos vários departamentos existentes na organização do escritório. (AIESEC, 2015)
O processo seleciona os alunos que tem capacidade e cumprem os requisitos para se tornar membro da organização, o aluno com interesse deve ter menos de 30 anos de idade e ter terminado a menos de dois anos ou frequentar instituição de ensino superior. Dessa forma poderão usufruir de inúmeras experiências e oportunidades pelo mundo, acarretando no desenvolvimento profissional dos estudantes.
A experiência que é recebida ao realizar o intercâmbio é reconhecida profissionalmente no Brasil, acrescentando no currículo do profissional uma atividade que proporciona um impulso na carreira e na vida, pois acaba se tornando um líder.
3. Experiências
A AIESEC proporciona experiências que acarretam em uma vida profissional de prestígios, os estudantes que procuram a AIESEC comentam total satisfação tanto no tratamento que é oferecido à eles no intercâmbio quanto posteriormente quando se destacam entre outro no âmbito social.
Entre as experiências previstas no intercâmbio que é oferecido pela organização temos a de David Kizner Membro da AIESEC na FEP, 2004-07 Estagiário no México, 2009.
Em Agosto enviei a minha candidatura para a realização de um estágio em consultoria na PricewaterhouseCoopers do México, para o qual fui selecionado, junto com outros 12 estagiários de vários países do mundo.Estive de estágio entre outubro de 2007 e Junho de 2008. Foi extremamente recompensador ser convidado para ficar lá definitivamente. Estarei voltando em Julho, desta vez empregado como consultor na área de Tecnologias da Informação. A minha experiência foi fantástica. Fiz amigos de vários países do mundo. Melhorei meu conhecimento de espanhol, conheci um país com uma riqueza cultural impressionante, viajei, trabalhei e aprendi imenso tanto do ponto de vista profissional como pessoal. (AIESEC, 2015)
São gratificantes para a AIESEC os depoimentos dos alunos que tem a oportunidade de ampliar conhecimentos e que explanam os momentos de maravilhosos de poder realizar um sonho.
As modalidades de intercâmbio dividem-se entre Cidadão Global e Talentos Globais, que possuem modalidades diferenciadas baseados nas experiências que cada jovem quer viver.
O Cidadão Global é um trabalho voluntário social em ONG’s e projetos educacionais, onde tem como modalidades a área Ambiental, Cultural, Gestão, Saúde e Direitos Humanos, seus principais destinos são Colômbia, Peru, Argentina, Polônia, Índia, Rússia, tem como duração de 6 (seis) a 8 (oito) meses, podendo se estender a 12(doze) meses.
Development Traineeship – destinados àqueles que desejam participar e contribuir com atividades relacionadas ao desenvolvimento da comunidade, trabalhando em responsabilidade social de empresas, ONGs, universidades ou outras instituições. Estas áreas podem incluir direitos humanos, assuntos ambientais, educação, desenvolvimento rural e práticas organizacionais;
Education Traineeship – este último tipo de intercâmbio relaciona-se em promover, desenvolver currículos, ensino didático e de consultoria no setor educacional. (AIESEC, 2015)
Os talentos Globais são atividades remuneradas em empresas e diversos setores no exterior, onde tem como modalidades Gestão, Engenharia, Relações Internacionais, Tecnologia e Educacional, seus principais destinos são Índia, Colômbia, Alemanha, Turquia, tem como duração de 3(três) a 12(doze) meses.
Management Traineeship – direcionado às pessoas de formação gerencial, uma vez que o foco do trabalho é a gestão de empresas, bancos, universidades e outras instituições. Podem incluir ainda finanças, contabilidade, economia, marketing, publicidade, projetos administrativos, recursos humanos, dentre outros;
Technical Traineeship – voltado para as ciências exatas, os profissionais desta área terão a oportunidade de atuarem em setores relacionados à tecnologia de informação ou projetos de engenharia. Estas áreas podem incluir desenvolvimento e programação de software, análise e design de sistemas, administração de redes e de banco de dados; (AIESEC, 2015)
A AIESEC através dos intercâmbios proporciona o desenvolvimento de pessoas, contribuímos com o desenvolvimento das comunidades conforme de seus valores ativando a liderança demonstrando a integridade, vivendo a diversidade, desfrutando da participação, buscando a excelência e agindo sustentavelmente.
4. Considerações Finais
No artigo elaborado percebeu-se a importância da qualificação profissional juntamente com as habilidades de liderança, através do qual contribui com seus valores e troca de experiências.
É perceptível que a AIESEC é uma importante organização internacional, pois garante a comunicação entre outras culturas garantindo um ambiente de paz entre os países. Proporcionando aos jovens profissionais, a escolha do seu intercâmbio conforme o seu interesse, conhecendo outras realidades fazendo com que estes atos favoreçam a comunidade.
REFERÊNCIAS
AIESEC. Preços. Disponível em: http://gipaiesec.wix.com/aiesec#!precos/ckkw. Acesso em 5 mai.2015.
AIESEC. Trabalhar na AIESEC. Disponível em: http://www.aiesec.up.pt/estudantes/trabalhar-na-aiesec/. Acesso em 5 mai.2015.
AIESEC. Inscrição. Disponível em: <http://www.aiesec.org.br/inscricao/>. Acesso em: 5 mai.2015.
AIESEC. Sobre a AIESEC.Disponível em: <http://www.aiesec.org.br/sobre/>. Acesso em: 5 mai.2015.
AIESEC. Sobre a AIESEC. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/aiesec/sobre/sobre.html>. Acesso em: 5 mai.2015.
AIESEC. Projeto impacto. Disponível em: <https://projetoimpactos.wordpress.com/sobre-a-aiesec/>. Acesso em: 5 mai.2015.
MINATTO, Maiara. Regimento Interno AIESEC Criciúma. Criciúma, 2013, pg 3-5. Disponivel em: <http://pt.slideshare.net/mayminatto/regimento-interno-aiesec-cricima>. Acesso em: 5 mai. 2015.
[1] O presente artigo foi elaborado como um instrumento de avaliação da disciplina de Organizações Internacionais da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).
[2] Autor. Estudante do terceiro semestre do Curso de Direito da FADISMA. Professor orientador Fábio Rijo Duarte. Endereço eletrônico: larissa_ruviaro@hotmail.com