AGROTÓXICOS: PROTEJA-SE!
Por Izaara Alvarenga | 25/05/2009 | SaúdeAGROTÓXICOS: PROTEJA-SE!
Com o passar do tempo adquirimos a facilidade de adaptarmos a muitas coisas a nossa volta. Se ligamos a tv e está passando uma notícia ruim, na maioria das vezes nem nos afetamos com ela, se nos deparamos com uma reportagem a respeito do governo, senado ou deputados envolvidos em corrupções , sacudimos a cabeça, ficamos irritados mas nada fazemos.
Quero aqui dizer com estes exemplos que preferimos agir na conseqüência do que na causa, será está a melhor atitude? Creio que não!
No caso do nosso assunto de hoje, os agrotóxicos, existem duas atitudes: a de agir como os exemplos acima e pensar “sei que este alimento possui grande quantidade de agrotóxico, mas como não tem jeito mesmo, deixa pra lá, dou uma lavadinha e espero que na me faça mal”,ou adquirir conhecimentos a cerca do assunto e se prevenir dos males deste produto.
Optou pela segunda atitude? Então vamos primeiramente entender do que realmente se trata.
DEFINIÇÃO
Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater pragas. Também podem receber a denominação de praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, agroquímicos ou biocidas.
INTOXICAÇÃO
A ação dos agrotóxicos sobre a saúde não é boa e muitas das vezes pode até ser fatal, os sintomas são variáveis. Náuseas, tonteiras, dores de cabeça, alergias, e até mesmo lesões renais, hepáticas e os cânceres.
As intoxicações podem ser subdivididas em agudas e crônicas, sendo que nas primeiras os sintomas surgem rapidamente, podendo ocorrer de forma leve, moderada ou grave, onde os sinais e sintomas são nítidos e objetivos. Já a intoxicação crônica caracteriza-se por surgimento tardio, após meses ou anos, podendo acarretar danos irreversíveis.
DICAS PRÁTICAS
. opte por alimentos que possuam ciclos curtos de cultivo, afinal menos tempo de cultivo, menor a quantidade de agrotóxico.
. se o alimento tem casca, retire-a.
. prefira frutas e verduras da época, se o cultivo não é forçado ou seja, é natural, menos produtos químicos.
. higienize verduras e frutas deixando-as de molho por 20 minutos numa solução com 1 litro de água e quatro colheres de vinagre ou 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Atente-se aos detalhes e saiba escolher para desta forma cuidar da saúde, que afinal é seu real patrimônio. Boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista